“Coragem, filha! A tua fé te salvou”.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Evangelho (Mateus 9,18-26)


Homilia;


No Evangelho de hoje aparece uma vez mais o coração bondoso de Cristo, que se compadece da humanidade doente. Tanto a dor física da mulher, que havia doze anos sofria de hemorragias, como a dor moral de Jairo, que vê como a sua filha morrer nas mãos. Ambos encontram eco em Jesus que, profundamente humano, reflete o amor fraternal de Deus ao homem, Sua criatura.

Neste sentido é também significativo o pormenor anotado por Marcos no seu relato e omitido por Mateus. Uma vez que, à ordem de Jesus, a menina morta se levanta, ele diz aos familiares que lhe deem de comer. Pormenor banal à primeira vista, sobretudo depois do fato deslumbrante de ressuscitar um morto, mas profundamente humano e natural, próprio de quem não se envaidece nem se torna solene.

Na ressurreição da filha de Jairo, como nos dois relatos similares: Lázaro e o filho da viúva de Naim, vemos, com a primitiva comunidade cristã, uma antecipação do triunfo pessoal sobre a morte por parte de quem é Ele mesmo a ressurreição e a vida, Cristo Jesus.

Por isso o Senhor disse que a menina estava só dormindo, o que fez rir os que nada compreendiam sobre Ele. O mesmo afirmou Jesus no caso de Lázaro já defunto. Para o cristão, a morte não é um absurdo nem o final no nada, mas um sono cujo despertar é a ressurreição “dos que adormeceram no Senhor“.

Da atuação de Jesus nesta cena depreende-se que anunciar o Reino de Deus é o mesmo que anunciar e inaugurar a vida por excelência, a vida inextinguível ou eterna.

Essa tarefa de Jesus ficou agora nas nossas mãos. Cristo quer-nos hoje testemunhas da Sua Ressurreição no mundo dos homens. E o modo mais eficaz de sê-lo é apresentar sinais de libertação humana amando os outros, como fez Jesus, porque amar é ter a dar a vida que ressuscita os corações. Por isso o amor de Deus e aos irmãos é o resumo do Evangelho e o sinal de autenticidade do cristão.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...