"Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos."

Evangelho (Lucas 13,22-30)

22 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
23 Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se salvam? Ele respondeu:
24 Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
25 Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, ele responderá: Digo-vos que não sei de onde sois.
26 Direis então: Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças.
27 Ele, porém, vos dirá: Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores.
28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.
29 Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
30 Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos.


Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Efésios 6,1-9)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.


1 Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo.
2 O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe,
3 para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16).
4 Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.
5 Servos, obedecei aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo,
6 não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus.
7 Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens.
8 E estai certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo quer livre.
9 Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas.


Salmo responsorial 144/145

O Senhor cumpre sempre suas promessas!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
Ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.

Homilia:


Entremos pela porta da vida: a porta estreita
por: Pe. Pacheco


Jesus é taxativo em sua palavra: entrai pela porta estreita, pois larga é a porta que conduz para a perdição. Jesus entrou pela porta estreita, pois a vontade de Deus encontra-se aí, na salvação da humanidade, em Jesus, que, indo à nossa frente, entra pela porta estreita, onde encontra-se o plano do Pai e onde todos somos convidados a entrar, pois seguimos Jesus Cristo. Mas eis uns critérios que devemos seguir, para que possamos entrar pela porta estreita, ou seja, fazer a vontade do Pai.

O fato mais surpreendente no chamado de Jesus Cristo a cada um de nós é que tudo aquilo que acontece com Ele, consequentemente, acontecerá com os seguidores d’Ele; melhor dizendo: pior acontecerá conosco. A apostasia está aí! Ela é a alma deste mundo, mundo este que é contrário ao Evangelho e à verdade, que é Jesus. A negação da fé não está é novidade para ninguém.

Para que possamos ser fiéis e não corramos o risco de negar a fé, é preciso que nos aprofundemos em algumas realidades muito importantes, realidades estas que nos levam a entrar pela porta estreita - que leva à salvação:

1º Mergulhar a nossa vida no Evangelho: Precisamos ser íntimos da Palavra; quanto mais estivermos mergulhados na força da Palavra, tanto menos atenção daremos a tudo aquilo que quer nos tirar do foco, da meta. Nosso foco, nossa meta é o Senhor, a Sua Palavra. Na intimidade com a Palavra, nos tornamos íntimos de Jesus, pois Ele é o Verbo, que se fez carne. Só se anuncia aquilo que está dentro de nós; é do coração que vêm todas as coisas. Antes de subirmos aos telhados deste mundo, temos de nos abastecer dando tempo e atenção àquilo que é a essência, não nos envolvendo com as supostas perseguições. Não devemos dar poder para quem não o tem.

2º Jesus nos libertou de todas as escravidões: Não devemos e podemos temer a nada nem ninguém. Somente a Deus; e o temor em Deus não é medo, mas sim, confiança e respeito. Nada nem ninguém tem o poder de tirar aquilo que temos de mais precioso: a nossa liberdade. Por mais que possam nos prender, nos matar, dentro de cada um de nós existe algo que ninguém pode matar e aprisionar: aquilo que realmente somos, enquanto filhos e filhas de Deus. Somente nós temos o poder de nos prender e de tirar a nossa vida. Mais ninguém. Em Deus, por mais que existam perseguições e prisões, somos verdadeiramente livres!

3º Vivemos, enquanto cristãos, da Providência Divina: Para dizer que há muito preocupação em nossa vida, quanto a tudo aquilo que é supérfluo, acidental. Não, o Senhor sabe do que precisamos… Inclusivamente sabe de toda a angústia e perseguição que haveremos de passar e as que já estamos passando. Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, sabe do que necessitamos. Tudo concorre para aqueles que amam ao Senhor, já dizia e diz São Paulo.

Na verdade, no mais profundo sentido da questão, o problema não está fora; aliás, nunca está fora, mas dentro de cada um de nós, ou seja, nós ainda não entramos na Palavra e não a deixamos entrar em nós. Não acreditamos naquilo que somos, muitas e muitas vezes: filhos e filhas de Deus; livres em Deus. Não vivemos da Divina Providência, pois somos muito autossuficientes; queremos tudo e do jeito nosso; não queremos viver da Providência, fazendo com que o Senhor cuide nós. Desta forma, nunca conseguiremos resistir à grande perseguição. Por que são muito fortes as formas contrárias ao Evangelho? Não! É porque muito fracos somos, inconstantes, imaturos, queremos tudo sem o mínimo de esforço. Deste jeito, seremos tudo, menos cristãos.
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/

Comentário ao Evangelho

A FALSA SEGURANÇA


Jesus recusa-se a entrar na discussão casuística sobre quem se salvará, por considerá-la inútil. Importante para ele era empenhar-se, com sinceridade, por viver uma vida agradável a Deus, e assim, ser acolhido por ele, no final da caminhada terrena.
As palavras do Mestre são uma denúncia contra aqueles que se iludem pensando ter garantido uma vaga no céu, quando, de fato, estão vagando longe da salvação. "Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas praças" dizem os que se iludem pensando que, no Reino de Deus, tem valor evocar determinadas procedências étnicas, práticas religiosas ou formação cultural como privilégios para se ingressar nele.
É a falsa segurança dos judeus, mormente, dos fariseus. Mas pode ser também a falsa segurança da comunidade cristã. Sem a prática da justiça e da caridade, sem um amor entranhado ao semelhante, de nada valerá evocar, diante de Deus, a condição de cristão para se ingressar no Reino. Se neste existem privilegiados, estes são os pobres, os marginalizados, os oprimidos, os desclassificados. Ou seja, os que estão reduzidos a uma condição tão deplorável, a ponto de não conseguirem voltar-se para Deus, a fim de exigir dele a salvação. Quiçá, no seu entender, a salvação esteja fora de seus horizontes. Para que preocupar-se com ela?
Quem se considera privilegiado, não procurando vivenciar o amor, será expulso do Reino; ao passo que os últimos serão acolhidos pelo Senhor.

Prece
Espírito de justiça e caridade, torna-me solícito em dedicar-me à prática do bem, de forma a agradar ao Senhor e alcançar a salvação.
fonte: http://www.npdbrasil.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...