"Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido."

Evangelho (Lucas 12,1-7)
Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2010


Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Primeira leitura (Efésios 1,11-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.


Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.


Salmo (Salmos 32)

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.



Acampamento de Carnaval
Canção Nova
Eliana Ribeiro


Homilia:


Sem medo de anunciar o Evangelho
por: Pe. Pacheco


Os apóstolos são Doze, ou seja, doze na Sagrada Escritura é a totalidade, é o símbolo da comunidade; para dizer que, nas entrelinhas, também consta o nome de cada um de nós, para o seguimento e a missionariedade na Igreja.

O fato mais surpreendente no chamado de Jesus Cristo a cada um de nós é que tudo aquilo que acontece com Ele, consequentemente, acontecerá com os seguidores d’Ele; melhor dizendo: pior acontecerá conosco. A apostasia está aí! Ela é a alma deste mundo, mundo este que é contrário ao Evangelho e à verdade, que é Jesus. A negação da fé não está é novidade para ninguém.

Para que possamos ser fiéis e não corramos o risco de negar a fé, é preciso que nos aprofundemos em algumas realidades muito importantes:

1º Mergulhar a nossa vida no Evangelho: Precisamos ser íntimos da Palavra; quanto mais estivermos mergulhados na força da Palavra, tanto menos atenção daremos a tudo aquilo que quer nos tirar do foco, da meta. Nosso foco, nossa meta é o Senhor, a Sua Palavra. Na intimidade com a Palavra, nos tornamos íntimos de Jesus, pois Ele é o Verbo, que se fez carne. Só se anuncia aquilo que está dentro de nós; é do coração que vêm todas as coisas. Antes de subirmos aos telhados deste mundo, temos de nos abastecer dando tempo e atenção àquilo que é a essência, não nos envolvendo com as supostas perseguições. Não devemos dar poder para quem não o tem.

2º Jesus nos libertou de todas as escravidões: Não devemos e podemos temer a nada nem ninguém. Somente a Deus; e o temor em Deus não é medo, mas sim, confiança e respeito. Nada nem ninguém tem o poder de tirar aquilo que temos de mais precioso: a nossa liberdade. Por mais que possam nos prender, nos matar, dentro de cada um de nós existe algo que ninguém pode matar e aprisionar: aquilo que realmente somos, enquanto filhos e filhas de Deus. Somente nós temos o poder de nos prender e de tirar a nossa vida. Mais ninguém. Em Deus, por mais que existam perseguições e prisões, somos verdadeiramente livres!

3º Vivemos, enquanto cristãos, da Providência Divina: Para dizer que há muito preocupação em nossa vida, quanto a tudo aquilo que é supérfluo, acidental. Não, o Senhor sabe do que precisamos… Inclusivamente sabe de toda a angústia e perseguição que haveremos de passar e as que já estamos passando. Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, sabe do que necessitamos. Tudo concorre para aqueles que amam ao Senhor, já dizia e diz São Paulo.

Na verdade, no mais profundo sentido da questão, o problema não está fora; aliás, nunca está fora, mas dentro de cada um de nós, ou seja, nós ainda não entramos na Palavra e não a deixamos entrar em nós. Não acreditamos naquilo que somos, muitas e muitas vezes: filhos e filhas de Deus; livres em Deus. Não vivemos da Divina Providência, pois somos muito autossuficientes; queremos tudo e do jeito nosso; não queremos viver da Providência, fazendo com que o Senhor cuide nós. Desta forma, nunca conseguiremos resistir à grande perseguição. Por que são muito fortes as formas contrárias ao Evangelho? Não! É porque muito fracos somos, inconstantes, imaturos, queremos tudo sem o mínimo de esforço. Deste jeito, seremos tudo, menos cristãos.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/

NÃO TENHAIS MEDO Lc 12,1-7
por: Pe. Bantu Mendonça K. Sayla

Diante do ajuntamento de milhares de pessoas, com certo exagero de Lucas, Jesus fala primeiro aos discípulos. Aborda dois temas: a hipocrisia e o destemor.

A expressão que mais se destaca é Não temais: valeis mais do que todos os pássaros do mundo.

Neste Evangelho Jesus quer mostrarmos que a atenção secreta que presta não nos abandona algum instante mas que, em tudo, nos deixa travar o combate segundo a medida das nossas forças e esforçar-se por rezar.

Mas, se uma dificuldade nos abate, quando estmos doentes ou desencorajados é porque nossa natureza é fraca, então Ele próprio faz, como é preciso e como Ele sabe, tudo o que está no seu poder para que sejamos socorridos. Confirma-nos secretamente tanto quanto pode, para que tenhamos a força de suportar as nossas dificuldades. Porque, na confiança que nos dá, Ele frustra as dificuldades e, pela visão desta fé, nos desperta para o louvor. Contudo, se for preciso que esta ajuda secreta seja explicitada, Ele o faz, mas por necessidade. Os seus caminhos são de grande sabedoria; prolongam-se quando é preciso e necessário, mas nunca de qualquer maneira. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos. Como se disse: Confiai, esperai e tende fé em Mim. É desta forma que Ele providencia junto dos seus santos.

Não vos inquieteis com tudo o resto, mas deixai nas mãos da divina Providência o que não podeis cumprir por vós mesmos. São agradáveis a Deus a solicitude e o cuidado que, com razoabilidade, pomos nas tarefas que nos cumprem, para conseguirmos concretizá-las da melhor maneira. Não lhe são agradáveis à ansiedade e a inquietação do espírito: o Senhor quer que os nossos limites e fraquezas encontrem apoio na sua fortaleza e onipotência, quer que tenhamos confiança em que a sua bondade suprirá à imperfeição dos nossos meios.

Ele não quer que o homem se atormente com as próprias limitações humanas; não é preciso cansarmo-nos excessivamente. Quando de fato nos esforçamos por dar o melhor de nós, podemos deixar o resto nas mãos d’Aquele que tem o poder de realizar tudo o que quer.

«Não temais. Até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Quem no-lo garante é o Próprio, Jesus. O nosso amabilíssimo Salvador assegura-nos, em várias passagens da Sagrada Escritura, o seu cuidado e vigilância contínuos no que nos diz respeito; e Ele próprio nos leva e nos levará sempre em seus braços, no seu coração e nas suas entranhas…

Tenhamos cuidado em não nos apoiarmos no poder ou na benevolência dos nossos amigos, nem nos nossos bens ou no nosso espírito, ciência, forças, bons desejos, orações, nem mesmo na confiança que pensamos ter em Deus, nem nas mediações humanas, nem em coisa alguma criada, mas unicamente na misericórdia de Deus. Não quer dizer que não seja preciso valer nos das coisas a que acabamos de aludir, e que não tenhamos que pôr da nossa parte tudo o que pudermos a fim de vencer o vício, praticar a virtude, orientar e levar a bom termo os assuntos que Deus nos confiou, e assim cumprir com as obrigações que são inerentes ao nosso estado. Mas devemos renunciar a todo o apoio e a toda a confiança que poderíamos encontrar nessas coisas, e apoiar-nos na pura bondade de nosso Senhor. De tal maneira que, da nossa parte, devemos velar e trabalhar como se nada esperássemos da parte de Deus: e, no entanto não nos devemos apoiar no nosso cuidado e trabalho, como se fizéssemos alguma coisa, mas esperar tudo unicamente da misericórdia de Deus.

Um outro aspecto que o Mestre salienta é o da hipocrisia. A hipocrisia é uma prática do farisaísmo a fim de dominar sob a aparência de santidade e honra. Como discípulos devemos estar atentos, descartar qualquer hipocrisia e tudo fazer e dizer claramente, em nome da verdade. Pois o medo é a outra arma do poder. Quem nada teme é livre. Nem a própria morte o intimida. Não se abandona a missão por medo da morte. Devemos antes temer, sim, é a morte interior, que são a hipocrisia e a cobiça. Deus não se esquece de seus discípulos e os guarda na vida eterna.

Que a bondade divina nos comunique sempre a luz da sabedoria, para que possamos ver com clareza e realizar os seus bons desejos com profunda convicção, em nós e nos outros, para que das suas mãos aceitemos o que nos envia, considerando o que é de maior importância: a paciência, a humildade, a obediência e a caridade.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...