"Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Evangelho (Lucas 18,9-14)
Domingo, 24 de Outubro de 2010


Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:
10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.


Primeira leitura (Eclesiástico 35,15b-17.20-22a)
Leitura do livro do Eclesiástico.


15bO Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.
20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22afaça justiça aos justos e execute o julgamento.


Segunda leitura (2º Timóteo 4,6-8.16-18)
Leitura da segunda Carta de São Paulo a Timóteo.


Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.
16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.
17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.
18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.


Salmo (Salmos 33)

— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.
— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.


Homilia:

Homilia Santa - Lucas 18,9-14

A PALAVRA de DEUS está para nós, como está este caminho descrito na PARÁBOLA. Os homens de hoje, muitos deles se parecem com Fariseus: rezam, agradecem, fazem a verdade, são honestos e trabalhadores. Porém, para o REINO DE DEUS, não cabe outro ensinamento do que o da própria humildade. O Homem que pediu piedade ao SENHOR de pronto foi perdoado. Piedade, nós erramos e devemos saber como pedir. Não queremos ser como os fariseus hipócritas, resta-nos pedir a DEUS que nos Honre com sua MAJESTADE, O REI, nos fazendo desde cedo servir como servos dignos de sua misericórdia. Não caminhamos para seguir a outro que não O SENHOR JESUS. Aqueles que acham que muito sabem sobre o REINO, passarão pela humilhação para provar. Enfrentarão os piores acusadores e as piores mentiras, para saberem se AMAM realmente AQUELE que por nós se sacrificou. Se, de fato, são merecedores da DIGNIDADE de DEUS. Pois todos nós pecamos, porém os mais humildes são os mais assistidos por DEUS, pois deles pouco será cobrado.
fonte: http://evangelizandonapalavra.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...