"Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”

Evangelho (Mateus 17,10-13)
Sábado, 11 de Dezembro de 2010


Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.


Primeira leitura (Eclesiástico 48,1-4.9-11)
Leitura do Livro do Eclesiástico.


Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!


Salmo (Salmos 79)

— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

— Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!


Homilia:

JESUS FALA DE JOÃO BATISTA Mt 17,10-13
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

Neste texto de hoje Jesus esclarece a dúvida dos discípulos e lhes revela profundamente que a profecia do profeta Malaquias tinha anunciado: Eis que vos enviarei Elias, antes que chegue o dia de Iahweh, grande e terrível. Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, para que eu não venha ferir a terra com anátema (Ml 3, 23).

Era uma maneira simbólica de expressar que antes do Messias chegar, Ele seria precedido por um último profeta (João Batista) que prepararia sua chegada.

Por causa dessa passagem da Bíblia, os judeus aguardavam a volta de Elias.

Os judeus achavam que Elias não tinha morrido, mas que fora arrebatado ao céu (cf 2Rs 2, 11), e por isso voltaria à terra para revelar e ungir o Messias.

Nos tempos de Cristo, que eram politicamente agitados, porque Israel estava sob o império de Roma, o profeta Elias era esperado em Israel com especial insistência.

Pois bem, Jesus respondeu que João Batista fez as vezes de Elias por reproduzir as atitudes fortes de Elias. … ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto ( Lc 1, 17). Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça. ( Mt 11, 14-15).

O próprio João Batista negou claramente ser ele Elias, quando os enviados dos judeus o interrogaram: Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. ( Jo 1, 21).

João Batista veio por fim à economia da Antiga Aliança, tornando-se o sucessor do último dos profetas, Malaquias, cuja última predição ele cumpriu.

À luz dessas explicações é que devemos entender o texto de Mt 11, 14-15: Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça.

Até porque naquele tempo João Batista já tinha sido morto por Herodes. Portanto, deveria aparecer a Jesus na transfiguração do Tabor, João Batista e não Elias se valesse a reencarnação, pois esta ensina que quando o espírito se materializa sempre se apresenta na forma da última encarnação. Donde se vê que João Batista não era a reencarnação de Elias. Mas simplesmente o percussor d’Aquele que devia vir ao mundo, Jesus Cristo nosso Senhor.
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/12/13/jesus-fala-de-joao-batista-mt-1710-13/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...