"Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos."

Evangelho (João 15,9-17)
Sábado, 14 de Maio de 2011



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es¬colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.



Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.


15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”.
26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.



Salmo (Salmos 112)


— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.


Homilia:


PERMANECEI NO MEU AMOR Jo 15,9-17
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

Estamos a celebrar hoje a memória de São Matias, escolhido pelos onze apóstolos para completar o grupo dos Doze apóstolos, no lugar de Judas o traidor, afim de que juntamente com os outros, fosse testemunha da ressurreição do Senhor. Depois que a sorte caiu sobre ele foi imediatamente incorporado ao seguidores do Mestre ( At 1,26 ). Presente senáculo no dia do Pentecostes, recebe o Espirito Santo e anuncia com fervor o Evangelho e por ele derrama o seu sangue sendo decapitado segundo a tradição apostólica.

O que me chama maior atenção é o critério da escolha. Era necessário que fosse alguém que acompanhou Jesus desde seu batismo por João até o dia em que foi retirado de junto deles e subiu ao céu.

Quero ver nesta decisão a importância de ser testemunha da humanidade de Jesus e do seu amor comunicado às multidões com que se relacionava. E depois então a força de levar tudo o que viu, ouviu dele para os outros. Assim, o Apóstolo terá como missão levar o amor que auriu do seu Mestre aos homens de boa vontade. Mas ele só o fará se souber permanecer do amor daquele que o envia. Daí a razão pela qual Jesus insiste que os discípulos permaneçam no seu amor.

Jesus convida-nos a olhar para ele e seguir-lhe os passos: como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.

Neste pequeno texto está toda a manifestação do seu amor para connosco. Assim como pelo amor ele permance ligado ao seu Pai, obedecendo e fazendo a vontade do seu Pai, assim nós. Se o amamos devemos obedecer, e cumprir tudo o que ele nos manda fazer. A prova do nosso amor para com ele passa pelo permanece no seu amor. E isso nos vai garantir a alegria plena, a qual brota a partir do dom da vida. Dom que deve ser colocado ao serviço da própria vida nos nossos irmãos.

Portanto, permanecer no amor de Jesus é o maior mandamento, que nos deixa: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.

Senhor Jesus, daí-me a graça de permanecer no vosso amor, para eu possa amar todos os homens, sobretudo aqueles que me perseguem e me martirizam dia a dia afim de que como Matias também dê a minha vida por eles.

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/05/14/permanecei-no-meu-amor-jo-159-17/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...