"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

Evangelho (João 14,1-12)
Domingo, 22 de Maio de 2011



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 6,1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:


1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.



Segunda leitura (1º Pedro 2,4-9)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro:


Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”.
7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.



Salmo (Salmos 32)


— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Dai graças ao Senhor ao som da harpa,/ na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.


Homilia:

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jo 14,1-12

Hoje, Jesus teria dito: Não esquenta. Confia em mim e em Deus! Mas naquele tempo, a fala foi outra: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também."

Podemos exagerar nos conceitos e exercícios de santidade e perfeição, os quais são estados ideais da nossa espiritualidade. Porque por mais que os busquemos, jamais os alcançaremos em sua plenitude, tendo em vista a nossa natureza corrompida, a nossa tendência para o mal. Assim, o estado de graça que conseguimos após uma absolvição, é como estar transportando ouro em pó ou água em um vazo de barro, que a qualquer momento poderemos tropeçar, e quebrá-lo, derramando tudo.

Mas não é por causa dessa nossa fraqueza que vamos deixar de nos esforçar para estar cada vez mais próximos destas duas virtudes. Assim como a Igreja pode ser considerada santa e pecadora, Santa por ser iluminada pelo Espírito Santo, e pecadora por ser composta de seres humanos, "vasos de barros", sujeitos a quedas. Nós também podemos ser santos e pecadores. Porque diante de Deus o que conta mais é o nosso esforço para fugir do mal e buscar o bem, buscar a santidade, e perfeição e a santidade apesar de inalcançáveis totalmente. O que nunca poderemos ser é imperfeitos e santos, pois o próprio pecado é uma imperfeição.

Precisamos sorrir. E muitos cristãos, na busca acirrada pela perfeição, podem se fechar em seu mundo, para se afastar da realidade pecaminosa, e assim se afastar do irmão e até de Deus. E nesta atitude alucinante, pode também se esquecer do sorriso, o qual é o cartão de visita do rosto do cristão que está feliz por está com Deus, por confiar no amor de Jesus, por estar tentando diariamente se aproximar da santidade e da perfeição. Quando Jesus disse: "Sede perfeitos como o Pai do Céu é perfeito", foi uma declaração de um estado ideal que deveríamos buscar diariamente, pois Ele sabia como ninguém, que jamais um ser humano seria capaz de ser perfeito como o Pai. Lembremos aqui, que nunca seremos dignos de receber a hóstia consagrada, ou seja, comungar, assim como não seremos dignos da vida eterna. Sendo que a nossa salvação realizar-se á pela graça de Deus. O que não significa também que podemos relaxar na busca permanente da perfeição.

Jesus garante hoje que na casa do Pai há muitas moradas. E que Ele vai preparar um lugar para nós, ou será que Jesus estava se referindo somente aos discípulos? Me ajuda aqui! Alguém poderia me tirar esta pequena dúvida?

É claro que Jesus também está falando hoje para nós. Os discípulos não foram escolhidos para proclamar o Reino de Deus ao mundo? Nós também o fomos. Somos seus substitutos.

Em seguida Jesus garante também que Ele é o único caminho para se chegar a morada eterna. 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Na nossa vida há vários aminhos, sendo que são dois os principais: o da direita e o da esquerda.

Se viramos pela esquerda, encontraremos com certeza, muitas pedras de tropeços, ilusões, enganações, dores, sofrimentos, medos, tristeza, etc. Mais se virarmos para o caminho da direita, teremos sofrimentos como todo mundo sim, porém contamos com a forças e a graça divina para suportarmos tudo, e ainda sorrir. O caminho da direita é o caminho que Jesus nos ensinou quando esteve na Terra. É o caminho onde não existe a mentira, somente a verdade. É através dele que chegaremos um dia na Casa do Pai.

Não adianta pegar outra trilha, ou atalho, pois nenhum outro caminho nos levará a Deus. Porque que foi o próprio Jesus quem afirmou: "Ninguém vai ao Pai senão por mim."
E Jesus tinha plena autoridade para afirmar e garantir essas verdades, pois Ele é o próprio Deus. "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Quem me viu, viu o Pai.

"...eu estou no Pai e o Pai está em mim"! Isso equivale a dizer que Jesus não era somente homem, nem apenas o Filho de Deus. Mas sim o próprio Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Nunca vamos entender com a nossa mente de cientistas, nem com o nosso raciocínio humano, mas sim com os olhos da fé. Porque ter fé é enxergar além das coisas visíveis. É ver o que os incrédulos não vêem.

"As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras." Os apóstolos, aqueles que iniciaram a Igreja após a ressurreição de Cristo, fizeram muitos milagres, com o poder recebido de Jesus. Nós também poderemos realizar milagres, para que quem nos ouve possam acreditar nas nossas palavras que não são nossa, mais sim do Espírito de Deus.

"Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas."
Só não conseguiremos, se a nossa espiritualidade e a nossa fé forem muito pequenas!

Fé, é caminhada, é compromisso, é partilha, é ver além do horizonte, lém das coisas vizíveis aos olhos físicos. Porém, ter uma fé só de emoções, não produz frutos, não sobrevive aos vendavais da vida, pois não tem raizes que a sustente. E isso acontece quando não estamos unidos a Jesus. E sem Ele, caimos no vazio, pois Ele é o único alimento que nos sustenta durante nossa caminhada terrestre!

O Evangelho de hoje, nos mostra a paciência de Jesus com os seus Apóstolos, quando através do diálogo, Jesus procurava prepará-los para enfrentara realidade da vida, e para eles não tropeçassem nas pedras do caminho, mas sim, desfrutassem da verdadeira alegria de ter vida em abundância.

fonte:
http://homiliadominical.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...