Evangelho (Lucas 9,43b-45)
Sábado, 24 de Setembro de 2011
Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Primeira leitura (Zacarias 2,5-9.14-15a)
Leitura da Profecia de Zacarias.
5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.
7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.
Salmo (Jeremias 31,10-13)
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!
— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:
— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.
Homilia:
Tome posse da vida plena que Jesus oferece
Diante de tanta gente que procurava Jesus por causa das obras realizadas por Ele e pelas palavras ditas por Ele, Cristo adverte Seus discípulos de que não ficassem com os olhos e as mentes na admiração e não se deixassem “levar pela correnteza” do povo que a Ele fluía.
Aquele que o povo procurava ver, apesar de ser o Filho do Homem – portanto, o Filho do Dono de tudo quanto existe – morrerá.
Cristo insiste em anunciar a Sua Paixão e Morte. Primeiro, veladamente à multidão. Depois, com mais clareza aos discípulos no Evangelho de hoje. Estes, porém, não entendem as palavras do Messias. Não porque elas não sejam claras, mas pela falta das disposições adequadas.
Talvez você questione: Como é possível o Filho do Criador da vida morrer? Se tal pergunta surgir é sinal de que ainda não chegou para você o entendimento pleno do mistério do sofrimento, o significado da cruz. E então você deve escutar o comentário de São João Crisóstomo: Ninguém se escandalize ao contemplar uns apóstolos tão imperfeitos, porque ainda não tinha chegado a Cruz nem tinha sido dado o Espírito Santo.
É preciso que “o Filho do Homem seja entregue nas mãos dos homens” para que tenhamos a vida e vida em plenitude. E quem confirma isso é o próprio Jesus: “Se o grão de trigo caído na terra não morre, permanece só. Mas, se morre, dá muito fruto”.
Permita que eu diga a você, meu irmão: a vida autêntica vai ser entregue nas mãos dos homens para que estes a possuam. Na lógica humana só é “vivo” quem tem a vida. E para nós a termos, foi necessário que alguém no-la desse. Então, justifica-se a entrega da vida de Jesus aos homens. No Evangelho segundo João 10,10 Jesus diz: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Como teríamos a vida em plenitude se Cristo não tivesse morrido na cruz?
Senhor, dai-me a graça de entender que a vida autêntica de fé e de missão é entrega e doação plena. Que eu seja um dom, uma doação para os meus irmãos e irmãs. Amém.
Padre Bantu Mendonça
fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2011/09/24/
Por: Sesimar Alves / Sobral
Há 5 anos
0 comentários:
Postar um comentário
Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.