"Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos."

Evangelho (Lucas 10,17-24)
Sábado, 1 de Outubro de 2011


Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.



Primeira leitura (Baruc 4,5-12.27-29)
Leitura do Livro de Baruc:


5Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel: 6fostes vendidos às nações, mas não para serdes exterminados; por terdes provocado a ira de Deus é que fostes entregues aos inimigos. 7Exasperastes Aquele que vos criou, oferecendo sacrifícios aos demônios, e não a Deus.
8Esquecestes o Deus que vos alimentou, o Deus eterno, e entristecestes aquela que vos nutriu, Jerusalém. 9Ela viu desabar sobre vós a ira de Deus e disse: “Escutai, vizinhas de Sião: Deus fez cair sobre mim uma grande aflição. 10Eu vi o cativeiro de meus filhos e filhas, que o Eterno lhes infligiu. 11Eu os havia criado com alegria; com lágrimas e luto os vi partir. 12Ninguém se alegre por ver-me viúva e abandonada por muitos! Por causa dos pecados de meus filhos, fiquei deserta; eles se desviaram da lei de Deus.
27Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós. 28Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior; 29aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria.


Salmo (Salmos 68)


— Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.
— Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.

— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive!
— Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá, onde os pobres morarão, sendo seus donos. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada!


Homilia:


Há poder de Deus em nossa missão evangelizadora?

Jesus nos convida à missão de levar a paz ao mundo, assim como enviou os 72 discípulos. Assim como Ele é o enviado do Pai, assim quer cada um de nós seja seu enviado. Há, portanto, uma hierarquia entre Deus, seu Pai, Ele e os discípulos.
Jesus, tendo exercido de modo pleno o poder que recebeu de seu Pai, não quis guardar para si somente esta beleza de suplantar a tudo e a todos. E então repassou este poder para os 72 discípulos. E estes ficaram protegidos. E os demônios não puderam fazer mal nenhum a eles. Ao ponto dos discípulos ficarem admirados e afirmar: “Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do Nome do Senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!”
No versículo seguinte parece Jesus confirmar e engrandecer o poder dos discípulos: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo”. Mas não. É verdade que eles fizeram maravilhas. Porém, este não é o foco principal e nem deve ser o motivo da nossa alegria… “mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu”. Esta sim é a razão da minha e da sua fadiga. Do nosso martírio, renúncia e jejuns.
Jesus ressuscitado subindo aos céus encarrega aos doze apóstolos – sob a liderança de Pedro – a responsabilidade de continuar a missão de divulgar o Reino a todos os povos. E esta missão repleta do poder que vem do Mestre continua presente na Igreja em nossos dias.
Ninguém pode dar a si mesmo o mandato e a missão de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo. Através dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação (Crisma) nós, os batizados, recebemos todo este poder que Jesus transmitiu aos 72 discípulos.
Jesus fez uma oração ao Pai só para agradecer a Sabedoria de Deus, que revelou esse poder aos pequeninos que tiveram a coragem de deixar a timidez de lado, e enfrentar uma cidade desconhecida, com pessoas desconhecidas, e expulsar os demônios em Nome de Jesus! Você sabia que também tem esse poder? Que tal começar a pô-lo em prática?
Mas, quem será o “primeiro paciente”? Se você me fizesse esta pergunta, eu responderia que é você mesmo este “primeiro paciente”. Expulse de seu próprio interior a preguiça, a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a cobiça, a vanglória, a fofoca, a mentira, a luxúria, o adultério, o cigarro, a bebedeira… Tudo em Nome e no poder de Jesus!
Alerto a você, todavia, que isso só vai acontecer se houver esperança e confiança em Jesus – assim como Ele teve no Seu Pai. E, então, você se alegrará profundamente porque o seu nome estará escrito no Céu.

Padre Bantu Mendonça


fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2011/10/01/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...