Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18)
Homilia:
Cristo manifesta-se como um “revolucionário” inconformado com os costumes do Seu tempo e propõe uma nova religiosidade que dê primazia à intenção sobre a própria obra externa. Na vida cristã o primado é da fé que atua pela caridade; tal é a condição indispensável para ser testemunha do Evangelho de Jesus e do Reino de Deus. Um coração convertido ao Senhor é a fonte de onde brota o significado e o valor da conduta. Só assim esta será uma expressão válida da autêntica religião que presta culto a Deus em Espírito e em verdade.
A seiva do tronco não se recebe do exterior, mas é o que dá vida à planta e crescimento à árvore. A semente do Reino atua silenciosamente e, com frequência, a partir de começos insignificantes, mas a sua eficácia se evidencia na sua expansão, capaz de transformar as estruturas e o coração dos humanos. O fermento, perdendo-se na massa de farinha, consegue fermentá-la por completo.
Assim também aquele que procura a Deus com honradez não precisa de aparências reluzentes, mas de atenção interior. São João da Cruz fazia este resumo da perfeição cristã: “Esquecimento do criado, memória do Criador; atenção ao interior e estar-se amando o Amado”.
Ninguém procurou com mais paixão o cumprimento da vontade de Deus que o próprio Jesus, a ponto de aceitar de bom grado a morte da cruz para a redenção do homem. Quando Cristo nos ensinou a rezar a Deus no Pai-nosso: “Faça-se a tua vontade”, convidou-nos a seguir o Seu exemplo. Porque “todo o que cumpre a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão e minha irmã.
Adoradores em espírito e em verdade, isto é, cumpridores incondicionais da Sua vontade, servidores alegres do Seu plano de salvação, é o que Deus quer. Pois o Altíssimo não se conforma com palavras e aparências, antes olha para o interior, para o coração do homem e da mulher. Que o olhar paternal do Senhor nos livre da hipocrisia.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova
0 comentários:
Postar um comentário
Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.