Pedro, tu me amas? ... Segue-me!

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”.Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!”Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão.10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”.17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
(João 21,1-19)


"Tu amas-Me?" (por João Paulo II)
fonte: http://www.arautos.org


Tu amas? [...] Tu amas-Me? [...] Pedro havia de caminhar para sempre, até ao fim da sua vida, acompanhado por esta tripla pergunta: «Tu amas-Me?» E mediu todas as suas actividades de acordo com a resposta que então deu. Quando foi convocado perante o Sinédrio. Quando foi metido na prisão em Jerusalém, prisão donde não devia sair, e da qual contudo saiu. E [...] em Antioquia, e depois ainda mais longe, de Antioquia para Roma. E quando, em Roma, perseverou até ao fim dos seus dias, conheceu a força das palavras segundo as quais um Outro o conduziu para onde ele não queria. E sabia também que, graças à força dessas palavras, a Igreja «era assídua ao ensino dos apóstolos e à união fraterna, à fracção do pão e à oração» e que «o Senhor adicionava diariamente à comunidade os que seriam salvos»

(Act 2, 42.48). [...]

Pedro não pode nunca desligar-se desta pergunta: «Tu amas-Me?» Leva-a consigo para onde quer que vá. Leva-a através dos séculos, através das gerações. Para o meio de novos povos e de novas nações. Para o meio de línguas e de raças sempre novas. Leva-a sozinho, e contudo já não está só. Outros a levam com ele. [...] Houve e há muitos homens e mulheres que souberam e que sabem ainda hoje que as suas vidas têm valor e sentido exclusivamente na medida em que são é uma resposta a esta mesma pergunta: «Tu amas? Tu amas-Me?» Eles deram e dão a sua resposta de maneira total e perfeita - uma resposta heróica -, ou então de maneira comum, banal. Mas, em qualquer dos casos, sabem que a sua vida, que a vida humana em geral, tem valor e sentido graças a esta pergunta: «Tu amas?» É somente graças a esta pergunta que vale a pena viver.


"Prova de amor"
por: Pe. Luiz Carlos de Oliveira
fonte: www.basilica.org.br


No conjunto das manifestações de Jesus aos discípulos, ouvimos a terceira aparição, agora, não em Jerusalém, mas na Galiléia, num contexto de pesca. São 7 discípulos, significando toda a comunidade. Por que estão na Galiléia? Voltaram à vida que levavam, como pescadores? Esta pesca, como a outra que é narrada em Lucas (5,4-10), é infrutífera... Eles não reconhecem Jesus que pede peixe. Respondem que não pegaram nada. Manda que lancem as redes à direita. Direita não tem conotação política, se bem que, em diversos textos, indique o lado direito como símbolo da boa sorte e do bem estar. Pegaram 153 grandes peixes que é o número, segundo os zoólogos gregos da antiguidade, das espécies de peixe e simbolizam que o evangelho está presente nas 153 nações conhecidas no tempo. Esta é uma das explicações. O anúncio da Ressurreição vai a todos os cantos. João, vendo o milagre, diz: "É o Senhor". Pedro se lança nas águas. Assim que desceram à terra, viram umas brasas, e um peixe colocado sobre elas e pão" (Jo 21,9). Qual é o simbolismo? Não usa os peixes que foram pescados, mas Ele dá o pão e o peixe. Lembremos o textos: "É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu" (Jo 6,32). As muitas nações que acolhem o dom da fé, recebem-no do Cristo Ressuscitado e não do discípulo que dá o testemunho. Depois da Ressurreição, os discípulos não reconhecem Cristo no primeiro momento, pois conhecimento não se faz pelos sentidos, mas pela via da fé.

[...]

A evangelização só é possível se parte de uma opção de amor, mesmo que seja frágil. Jesus pergunta a Pedro se O ama com amor divino (ágape), Pedro responde que ama com amor humano (filia - Isto é mais claro no texto em grego). É com a força da fragilidade que o apóstolo recebe a ordem de guardar o rebanho (Jo 21,15). Jesus pergunta três vezes se O ama. É a reabilitação de Pedro em suas três negações. Cristo ama sempre com amor divino, em totalidade. Conduzir as ovelhas a Cristo, conduz com amor. Na tristeza que sente diz: "Senhor, tu sabes tudo, sabes também que Te amo" (17). Onde está Cristo presente hoje, vivo, ressuscitado? Aquele que amamos está glorioso com o Pai. Cristo é o centro do Universo e a Ele devemos a adoração com todo o universo. Dependemos dEle em tudo o que somos e fazemos. Sem isso a fé é muleta e não nos modifica. Evangelização e governo da Igreja é uma obra de amor. Na celebração dizemos com Pedro. Tu sabes que te amo.
Leituras: Atos 5,27b-32.40b-41; Salmo 29; Apocalipse 5,21,1-19;João 21,1-19

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...