Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram!

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Evangelho (Mateus 8,28-34)


Homilia:


Como milagre que é, a cura que nos ocupa é também sinal de que o Reino de Deus chegou ao mundo dos homens por meio de Cristo e de que o Reino de Deus está operando já a vitória do bem sobre o mal. A lição fundamental que do fato se depreende é que os exorcismos de Jesus libertam o homem do medo do poder do diabo e da submissão ao mesmo. Os demônios ficam submetidos instantaneamente com uma só palavra de Jesus, porque o poder de Deus vence qualquer outro poder. E nele deve confiar o cristão.

No texto evangélico os demônios protestam porque Jesus os ataca antes do tempo: “Que queres de nós, Filho de Deus? Viestes atormentar-nos antes do tempo?”. Segundo a escatologia judaica, no final dos tempos, Deus ataria e castigaria os demônios que andam soltos pelo mundo fazendo mal aos humanos. Essa hora chegou com Jesus. Os demônios reconhecem que a duração da sua obra maléfica tem um limite imposto por Deus. Com o Seu poder sobre os demônios Jesus aniquila o poder de satanás e inaugura o Reino messiânico. O diabo sabe disso, mas os homens parecem não compreender essa realidade. Embora a manifestação definitiva de tal vitória de Cristo tenha lugar na escatologia consumada final, chegou já a hora em que é vencido por completo “o príncipe deste mundo” e “o poder das trevas”, como afirmou Cristo nas vésperas da Sua paixão e morte.

O porco, o animal mais impuro de todos segundo os judeus, era o lugar adequado para os demônios expulsos por Jesus. Mas até os porcos o rejeitam. Já não há lugar para os demônios num mundo em que entrou o poder salvífico de Deus.

O demônio é a personificação do poder inimigo de Deus, que se opõe a salvação do homem, impedindo-o de avançar pelo caminho do bem e separando-o do Senhor. Libertar-se da influência do maligno é o triunfo da salvação, graças ao favor do Todo-poderoso, que é o mais forte. Tal poder apareceu visivelmente em Jesus de Nazaré e atua eficazmente na Sua Pessoa, na Sua Palavra, na Sua Morte e na Sua Ressurreição.

Proclamá-lo, como ordenava Jesus ao doente curado, faz parte da mensagem evangélica de libertação. A comunidade cristã e cada cristão pessoalmente devem mostrar na sua vida e conduta que, pela comunhão com Cristo e com a graça do Alto, venceram o maligno em todas as suas manifestações do mal e do pecado: ódio e mentira, injustiça e opressão, ambição e egoísmo, luxúria e soberba.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...