‘Levanta-te e anda’

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
Evangelho (Mateus 9,1-8)


Homilia:



Deus continua a reconciliar-nos com Ele por meio de Cristo e da Igreja, como afirma São Paulo. Efetivamente, Jesus ressuscitado transmitiu aos apóstolos e à comunidade eclesial o poder do perdão: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”. O perdão dos pecados foi um dos temas básicos da evangelização dos apóstolos como vemos pelo livro dos Atos.

Cumpriam assim o mandato de Cristo ressuscitado antes da Sua ascensão: correr o mundo inteiro como as testemunhas pregando, no nome do Senhor, a conversão e o perdão dos pecados. Desta forma pode a Igreja ser o “sacramento universal da salvação” de Deus para o homem pecador, para a humanidade inteira.

Segundo a Teologia, as dimensões do sacramento do perdão, também chamado penitência ou reconciliação, são basicamente três: a cristologia, a eclesial e a pessoal. A dimensão cristológica e pascal verifica-se na reconciliação do pecador com Deus em virtude do perdão universal dos pecados que se deu de uma vez para sempre na cruz redentora e gloriosa de Cristo. “No sacramento da penitência atua a força da Paixão de Cristo mediante a absolvição do sacerdote, juntamente com a colaboração do penitente que coopera com a graça de Deus na destruição do pecado” ( Santo Tomás de Aquino).

A dimensão eclesial e comunitária da reconciliação indica que o perdão de Deus ao homem se realiza também por mediação da comunidade de fé, culto e vida que é a Igreja. Do mesmo modo que o pecado tem projeção social, o seu perdão tem também referência comunitária na reconciliação com os irmãos e com Deus. É a absolvição do sacerdote que restabelece essa comunhão vital.

Finalmente a dimensão personalista do sacramento da reconciliação radica na alegre experiência pessoal do perdão de Deus, que nos regenera e reabilita, restabelecendo-nos na condição de filhos d’Ele e irmãos dos outros.

No seu ritmo celebrativo, o sacramento da penitência é e deve aparecer sempre como a festa do perdão e da reconciliação com Deus e com os irmãos.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

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