"Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo."

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
Evangelho (Mateus 10,16-23)



Leitura da Profecia de Oséias.
(Oséias 14,2-10)


Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: “Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
4A Assíria não nos salvará; não que­remos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5“Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.
7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.


Homilia:


Uma das coisas mais impressionantes em Jesus é a Sua transparência, honestidade e respeito diante daquelas pessoas – cada um de nós – as quais Ele convida para segui-Lo. Cristo não faz propaganda enganosa com ninguém. Por quê? Porque não oferece um produto. Oferece vida, oferece um caminho de salvação e santificação para cada um de nós que se encontra em Seu seguimento.

Todavia, este seguimento desencadeia, por parte do mundo, um profundo ódio contra aqueles que são do Senhor, isto é, discípulos d’Ele. As atitudes de um cristão que vive coerentemente sua vida e vocação incomodam, agridem, violentam todos aqueles que são seguidores do mundo, tendo o mundo como seu deus. Mundo aqui deve ser entendido não como espaço físico, mas como tudo aquilo que se coloca contra o Todo-poderoso e a Sua vontade.

Além de pobre, o cristão vai desarmado para evangelizar o mundo. Isso faz com que este responda com mais força contra os cristãos. Temos como única arma a força, a graça e a companhia de Deus. Nossa resposta é o amor que devemos testemunhar e dar aos outros, principalmente aos que nos odeiam.

A nossa única força deve estar em Nosso Senhor Jesus Cristo, que se manifesta a nós à medida que vivermos profundamente em intimidade com Ele e numa vida fraterna profunda, vida fraterna esta cujo ponto de encontro e de unidade está no Senhor e em Sua vontade. Quando Deus não é o centro de nossos encontros fraternos, seja com quem for, esta vivência se torna pior que a vivência dos pagãos.

A arma do cristão frente a este mundo tenebroso é o Senhor e Sua vontade. A arma do mundo é a apostasia, ou seja, a negação total da fé. Haja vista que em muitos lugares querem tirar os objetos sacros dos lugares públicos, por exemplo. Isso é somente um exemplo simples! Na Europa, a sociedade é mergulhada num profundo secularismo, isto é, uma sociedade que fundamentou sua vida num fechamento total a tudo aquilo que é transcendente, na qual o que vale é o imanente, gerando o ter, o poder e o prazer como vias de felicidade; os quais, na verdade, são vias de infelicidade, pois nossa única felicidade está em Deus.

O cristão neste mundo faz vir à tona o ódio do apóstata – aquele que nega a fé. Sua postura inquieta, incomoda, questiona a consciência que foi manipulada para não necessitar de Deus, para não querer Deus. Frente a estes lobos ferozes, a estes apóstatas, não devemos nos preocupar, pois o Espírito virá em nosso socorro quando necessitarmos de defesa. Temos um único defensor: Nosso Senhor Jesus Cristo!

Quer ser cristão? Prepare sua alma para a grande tribulação. Não há escapatória. Jesus sempre foi muito honesto conosco. Mas se Deus é por nós – e Ele o é! – quem será contra nós?

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...