Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos! (Salmos 79)

Evangelho (Mateus 17,10-13)

Sábado, 10 de Dezembro de 2011
2ª Semana do Advento


Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.



Primeira leitura (Eclesiástico 48,1-4.9-11)

Sábado, 10 de Dezembro de 2011
2ª Semana do Advento


Leitura do Livro do Eclesiástico.

Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!



Salmo (Salmos 79)

Sábado, 10 de Dezembro de 2011
2ª Semana do Advento


— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
— Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

— Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!



João Batista, o precursor de Cristo



Neste texto de hoje, Jesus esclarece a dúvida dos discípulos e lhes revela profundamente o que a profecia de Malaquias havia anunciado: “Eis que vos enviarei Elias, antes que chegue o dia de Iahweh, grande e terrível. Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, para que eu não venha ferir a terra com anátema” (Ml 3,23).

Era uma maneira simbólica de expressar que, antes de o Messias chegar, Ele seria precedido por um último profeta (João Batista), que prepararia Sua chegada. Por causa dessa passagem da Bíblia, os judeus aguardavam a volta de Elias.

Os judeus achavam que Elias não havia morrido, mas que fora arrebatado ao céu (cf. II Rs 2,11), e por isso voltaria à terra para revelar e ungir o Messias.

Nos tempos de Cristo, que eram politicamente agitados, porque Israel estava sob o domínio do Império Romano, o referido profeta [Elias] era esperado em Israel com especial insistência.

Pois bem, Jesus respondeu que João Batista fez as vezes de Elias por reproduzir as atitudes fortes dele [Elias]: “Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e vai adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1,17). “Porque os profetas e a Lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça” (Mt 11,14-15).

O próprio João Batista negou claramente ser ele Elias, quando os enviados dos judeus o interrogaram: “Pois, então, quem és? perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não” (Jo 1,21).

João Batista veio pôr fim à economia da Antiga Aliança, tornando-se o sucessor do último dos profetas, Malaquias, cuja última predição ele cumpriu.

À luz dessas explicações é que devemos entender o texto de Mateus 11,14-15: “Porque os profetas e a Lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça”.

Até porque naquele tempo João Batista já havia sido assassinado por Herodes. Portanto, deveria aparecer a Jesus na transfiguração do Tabor, João Batista – e não Elias – se valesse a reencarnação, pois esta ensina que quando o espírito se materializa sempre se apresenta na forma da última encarnação. Donde se vê que João Batista não era a “reencarnação” de Elias. Mas simplesmente o precursor d’Aquele que devia vir ao mundo, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Padre Bantu Mendonça



Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...