‘O Reino dos Céus está próximo’

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolo­meu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Evangelho (Mateus 10,1-7)


Leitura da Profecia de Oséias.
1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós”.
(Oséias 10,1-3.7-8.12)

Homilia:
A segunda recomendação de Jesus aos Seus missionários refere-se ao conteúdo do Seu anúncio: “Proclamai que o Reino dos céus está próximo”. Assim tinha começado a Sua pregação. A mensagem essencial que a Igreja deve transmitir hoje é a Boa Nova de que Deus ama o homem, convida-o à fé, à Sua amizade, à Sua adoção filial e à fraternidade humana mediante o seguimento de Cristo, que é o Homem Novo.

Jesus não foi um revolucionário de estilo violento, nem um político cheio de ideologias, nem um antropólogo humanista… Contudo, a esperança teologal e humana que Seu anúncio do Reino despertou nos corações vazios de si e abertos a Deus também não foi angelical e desapegado da dura realidade cotidiana, que Ele assumiu e transformou com a Sua encarnação na raça humana.

Revendo, por exemplo, o discurso da montanha, cujo prólogo são as bem-aventuranças, damos conta da sua carga explosiva e revolucionária, mas em profundidade e para o interior da pessoa. É o coração que há que converter aos novos critérios e valores da justiça do Reino de Deus. Convertido o homem, podem transformar-se as estruturas sociais; porque remodelando o homem reconstrói-se o mapa do mundo.

A missão salvadora e a tarefa evangelizadora de Jesus ficaram nas nossas mãos por delegação Sua, embora com a assistência do próprio Jesus por meio do Seu Espírito. “A evangelização constitui a felicidade e a vocação própria da Igreja, a sua identidade mais profunda. Ela existe para evangelizar, isto é, para pregar e ensinar, ser canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, memorial da sua morte e ressurreição gloriosa”.

Todos os membros da Igreja, tanto os que presidem, como o povo de Deus, necessitamos de uma profunda catequese sobre a nossa missão evangelizadora sobre o serviço evangélico e sobre a própria Igreja como comunidade de homens e mulheres que, apesar da fragilidade humana, seguem, anunciam e testemunham Cristo.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova



Salmos 104
— Buscai constantemente a face do Senhor!
— Buscai constantemente a face do Senhor!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...