“Então, quem pode ser salvo?”

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Evangelho (Mateus 19,23-30)

Primeira leitura (Ezequiel 28,1-10)

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus.3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor.
8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer: ‘Sou um deus!’ na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incir­cuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei — oráculo do Senhor Deus”.

Salmo (Deuteronômio 32,26-36)

— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
— Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

— Pensei: “Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente”. Mas receava a reação dos inimigos, a má interpretação dos adversários.
— Eles diriam: Nossa mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento.
— Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou?
— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.


Homilia:


O Evangelho de hoje é continuidade do capítulo 19 de Mateus, capítulo este que estamos meditando desde ontem no relato do jovem rico. Jesus é taxativo em dizer que é impossível um rico entrar no Reino de Deus.

Entendamos o que quer dizer riqueza, evangelicamente falando. Tanto a pobreza como a riqueza não se encontram fora de nós. Evangelicamente falando, a pobreza e a riqueza estão dentro e não fora; pobre não é aquele que carece de bens, mas aquele que possui como sua única riqueza o Senhor. Rico não é aquele que possui abundância de bens, mas aquele que possui, como seu senhor, tudo, menos Deus.

Quem não possui o Senhor como o único Senhor da sua vida, jamais poderá possuir o Reino, pois o Reino de Deus nada mais é que adesão a Jesus Cristo, solidariedade e fraternidade para com os irmãos. Por isso da fala de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, como quererei o Reino se não quero o Senhor deste Reino, no caso, Ele próprio [Jesus Cristo]? Totalmente contraditório!

Diante da colocação de Jesus, Pedro, em nome dos Doze, faz uma pergunta muito impertinente para o Senhor; na verdade, a dúvida do apóstolo é a dúvida de toda a Igreja – de cada um de nós: “Mestre, eis que deixamos tudo para te seguir. O que nós vamos ganhar com isso?” Cristo responde: “Quem deixar propriedades, casa, mãe, pai, irmãos… para me seguir, ganhará cem vezes mais nesta vida e na vida futura, a vida eterna.”

É impressionante uma coisa: esta fala de Pedro é a nossa fala! Por quê? Nós, cada um, achamos que deixamos muito para seguir ao Ressuscitado. Isso não é mentira, pelo contrário! Agora, a pergunta é: se Pedro deixou tudo – como cada um de nós – por que ele traiu o seu Senhor? Por que nós também traímos Jesus se deixamos tudo? Ora, só deixa algo quem se encontra convicto do que deixou; e se deixou por uma causa nobre, nada o faz titubear.

Para dizer: será que Pedro deixou tudo mesmo? Será que nós também o deixamos? Não, nós não deixamos tudo, como Pedro também não o deixou. O apóstolo verdadeiramente deixou tudo quando entregou a vida por Cristo ao ser crucificado de cabeça para baixo.

Pedro deixou tudo – quando estava com Jesus – aquilo que estava fora. Mas o que tinha dentro de si não deixou para seguir o Mestre. Ele fez isso depois. Se realmente tivesse deixado tudo anteriormente não teria traído Cristo. Deixar o que está fora de nós é fácil, em partes; difícil é deixar o que está dentro de nós: nosso afetos, nossos sentimentos, nossos projetos, nossas ideias. Isso é difícil!

Com certeza, já deixamos muitas coisas importantíssimas em nossa vida; porém, o que precisamos deixar – realidades estas que estão dentro do nosso coração, para que possamos seguir Jesus? Repito: deixar o que está fora é fácil. Difícil é deixar o que está dentro, pois só está dentro de nós aquilo que acolhemos e só acolhemos o que amamos. Todavia, nosso único e principal amor precisa ser Jesus Cristo!

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...