“Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus..."

Evangelho (Lucas 4,38-44)
Quarta-Feira, 1 de Setembro de 2010


Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

Primeira leitura (1º Coríntios 3,1-9)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive de vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?
4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois, que é Apolo? que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.
8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.


Salmo (Salmos 32)

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.
— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.





fonte: http://www.webtvcn.com


Homilia:


Curados para servir; ou enfermos permaneceremos!
por: padrepacheco

setembro 1st, 2010

Lucas, quando vai escrever o seu Evangelho, tem um desejo muito claro: relatar os feitos de Jesus. Todavia, em Jesus, Lucas que mostrar um Deus que é Pai, que se revela em Jesus Cristo, que é tomado de compaixão, amor e misericórdia pelos que mais sofrem, ou seja, pelos pecadores, pelos marginalizados, por aqueles que não possuem vez nem voz na sociedade. É destes, para Lucas, que o Pai – revelado pelo Filho (Jesus Cristo) possui uma predileção toda especial.

Cristo sai da Sinagoga e entra na casa de Pedro – exatamente nestes termos, pois da casa do apóstolo à Sinagoga não dá 40 metros; é exatamente ao lado. O Senhor se compadece da sogra de Pedro e a cura; a cura acontece, porque a mulher enferma faz a sua parte e entende para que o Senhor a quer curar; isso é muito importante no processo de cura de cada um de nós. Explico. Muitas e muitas pessoas não são curadas de suas enfermidades, não porque Deus não as queira curar; pelo contrário! O milagre da cura é um milagre de mão dupla, ou seja, Deus faz a Sua parte e nós devemos fazer a nossa. Uma coisa é certa: no tempo do Altíssimo, a cura acontecerá em nós se fizermos a nossa parte. E qual é a nossa parte? A nossa parte é decidirmos nos colocar a serviço dos outros, já no instante em que suplicarmos a cura. A pergunta que devemos fazer é esta: para que quero ser curado? A cura só acontece quando nos colocamos a serviço de nossos próximos. Diz a Palavra de Deus que os dez leprosos foram curados, mas somente um veio agradecer ao Senhor; a situação não é bem assim, pois a cura não foi completada em nove; somente em um. Pois este veio agradecer? Não, porque daquele momento em diante agradeceu de forma diferente e fundamental: se colocou a serviço. A cura completa que o Senhor quer fazer em nós é esta que nos coloca a serviço dos irmãos. Aquele leproso que veio agradecer… a sogra de Pedro… todos estes se colocaram a serviço logo após a cura acontecer; aliás, antes da cura acontecer, pois quiseram ser curados de suas enfermidades para se colocar a serviço e por isso foram curados.

E nós, meus irmãos e irmãs? Para qual objetivo queremos ser curados? Sim, pois como todos aqueles que eram apresentados a Jesus para serem curados, ali no meio deles encontramo-nos todos nós: ansiosos pela cura – ou pelas curas – de que tanto necessitamos. Para qual objetivo – repito – queremos ser curados? Para levarmos a nossa vidinha do jeito que estamos levando? Para continuarmos a viver esta vida que estamos vivendo de forma medíocre e sem sentido, pois só pensamos em nós e nunca nos outros? Ou queremos ser curados para nos colocarmos a serviço, a serviço da nossa santidade e da santidade dos irmãos e irmãs?

O Senhor somente cura aqueles e aquelas que querem ser homens novos, mulheres novas, para aniquilarem suas vidas num profundo sentido de vida, no serviço de todos aqueles que mais necessitam de sentido e esperança. Muitas vezes, queremos a cura de Deus para voltarmos ao pecado. Sim, voltarmos ao pecado, pois doentes não pudemos mais viver a vida que estávamos vivendo: uma vida sem Deus, longe da Sua vontade.

Mas também é fundamental nos convencermos de uma coisa, também, fundamental para a cura: quem busca a cura de Deus jamais vai ser curado. Só é curado quem busca o Deus da cura e a Sua vontade na certeza de que se colocará imediatamente a serviço dos outros. Como diz a Palavra, muitos eram levados até Jesus; ora, se eram levados é porque existiam pessoas que os levavam. Com certeza, aqueles que levavam eram pessoas curadas e estavam a serviço dos enfermos, para que viessem a saborear a mesma cura que aqueles haviam recebido. Busquemos não a cura de Deus, mas o Deus da cura, se verdadeiramente queremos ser curados, libertos e restaurados.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova


fonte: http://blog.cancaonova.com


por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla
setembro 3rd, 2008


Jesus se decide abandonar a sinagoga. Por que razão não se diz. Mas pelo que se pode entender, Ele quer transformar e fazer do ambiente familiar, simbolizado pela casa da sograde Simão, no lugar de oração, de cura e libertação. De paz e justiça, de amor e partilha, de alegria e sucessos, de misericórda e perdão. Faz do ambiente familiar o lugar de saúde e vida. Portanto a casa, lar, família é o lugar privilegiado para se construir as nossas sociedades. Assim, numa sociedade como a nossa onde o conceito de família está devazo, Cristo chama o casal cristão a ser estrutura sustentadora de uma família capaz de encontrar relações novas, não ditadas pela carne e o sangue, mas pela vida nova que Cristo confere pelo Batismo. Isto reduz o egoísmo, e faz com que cresça a caridade, dom do Espírito e se realize a Igreja doméstica.

Jesus toma conhecimento da doença que afeta os casais e aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. Este gesto apela primeiro pelo zelo apostólico dele e por outra chama-me a mim pastor de alma a visitar, entrar e abeirar-me dos leitos de muitos homens e mulheres que estão doentes e deitados sem forças para levantar a cabeça, o corpo e servir os seus como deveriam fazer.

Veja que na casa a mulher, personificada na sogra de Simão, é valorizada na sua prática do serviço, que é a característica fundamental do Reino. Um outro promenor a considerar é que a cena narrada se passa num sábado, dia do culto na sinagoga. Neste dia todo trabalho cessava, e só era permitido caminhar-se uma curta distância. Ao pôr-do-sol termina o dia do sábado, começando o primeiro dia da semana. É a introdução do domingo, o dia por excelência para nós cristãos. O povo, liberado das restrições legais perfiguradas pelo sábado legal, que ao enves de salvar, condenava, de dar vida matava, acorre a Jesus, que os curava, os liberta e salva. Esta deve ser a minha e a tua atitude: Fazendo-te recondar o que falávamos ontem, nas culturas antigas, muitas doenças físicas e mentais eram atribuídas a um ser imaginário, o demônio. Jesus porém, na sua prática, vai revelando que os males da humanidade resultam, principalmente, do poder opressor, da falta de carinho, amor, ternura, paz, justiça, reconciliação, diálogo, atenção e falta de Deus na comunidade família que deveria construtora de vidas novas.

Neste trabalho é preciso que a comunidade e os evangelizadores saiba que ela está a serviço de Deus e não a busca de privilêgios ou de poder. Que ela tenha as portas abertas para todos. O meu e o teu serviço é levar todos os enfermos, quer os da família de sangue quer não: todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou.

A ti me dirijo recordando-te que como apóstolo és enviado e ordenado para anunciar a Palavra de modo que trazendo todos os enfermos quer corporais quer espirituais possam ser curados e entendam Deus na Pessoa do Seu Filho, Jesus Cristo, acolhe, liberta, perdoa e anunica a verdade do Reino: a Vida Eterna. Esta missão do Filho de Deus te compromete e interpela a seres o homem, a munlher que acolhendo maus e bons, sejas a mão, a braço, a boca, o coração e a mente convertendo-te em discípulo e missionário do Mestre para o mundo conheça a Verdade e conhecendo a Verdade se possa salvar. Peçamos hoje a Deus o ardor missionário.

fonte: blog.cancaonova.com

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...