"Minha hora ainda não chegou”.

EVANGELHO (Jo 2, 1-11)

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.







ORAÇÃO

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva.


PRIMEIRA LEITURA (Est 5,1b-2;7,2b-3)
Leitura do Livro de Ester.


1Ester revestiu-se com vestes de rainha foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2Então, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo!

SALMO RESPONSORIAL 44(45) Fx 9
Escutai minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem; é vosso Senhor!
2. O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.
3. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real.”

SEGUNDA LEITURA (Ap 12, 1.5.13a.15-16a)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João.


1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16A terra, porém, veio em socorro da mulher.


Homilia:

FILHO, ELES NÃO TÊM VINHO Jo 2,1-11
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

No evangelho de João temos uma simbologia abrangente do início da vida humana, o berço e o núcleo tanto da Igreja quanto de toda e qualquer a sociedade humana. Por se tratar do princípio da vida, Jesus faz questão de neste marcar ou inaugurar seu ministério. Nele encontramos algo extraordinariamente novo, que extrapola as expectativas e observâncias do judaísmo. Na tradição profética, a Aliança de Deus com seu povo é apresentada como núpcias.

Nesta narrativa de João, a festa de núpcias não oferece vinho suficiente. Porque? Precisamente por se tratar de uma bebida passageira.

Assim sendo e havendo seis talhas de pedra, vazias, destinadas às purificações rituais dos judeus, Jesus pede que se preencham com água. O ensino que tiramos deste texto é que água de purificação não é solução. É preciso transformá-la. A atual prática do judaísmo deixa a desejar. Mas é preciso termos em conta a intervenção de Maria. A mãe de Jesus que tendo percebido o problema não olha pelos lados para ver de quem era a responsabilidade de arranjar ou proporcionar a alegria da festa.

Com seu simbolismo, João não pretende realçar a relação amorosa, mãe-filho, mas sim a relação de maternidade entre Maria e a humanidade. Ao Jesus responde: não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. Jesus referia-se neste momento a hora de sua glorificação na cruz, que consagra uma vida toda dedicada à renovação do mundo pelo amor, até o fim, sem temer a morte.

Apesar de não ter chegado a sua hora, Jesus faz como que um prelúdio uma sinalização sua “hora”, e associa a água, fonte da vida, ao vinho, fonte de alegria! O amor de Jesus liberta da Lei e gera vida e alegria.

E então retomando ao tema da família que através das bodas nupciais se edificam como sendo, parafraseando o Concílio Vaticano II, o Santuário da vida e a célula da Igreja e da sociedade, pois a casa é a primeira escola, é a primeira experiência social e de Igreja, é o ninho de amor onde se edifica pessoas, a começar pelos pais, Jesus atende aos apelos de sua mãe. Faz algo extraordinário: Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.

Falando do casamento mundo como o nosso onde existe a filosofia do ficar, sem compromissos definitivos, onde todos os homens e mulheres têm medo do compromisso para sempre é difícil, mas não impossível.

Pois no texto de hoje João nos diz que o casamento é uma prova de que é possível casar-se para sempre quando o Mistério de Deus envolve toda a vida e preparação dos noivos. Sobretudo quando está presente Maria que intercedendo pelos jovens e famílias já constituídas seu Filho entra imediatamente em ação. Este evangelho deixa bem claro que os principais convidados deste casamento são Jesus, Maria e seus discípulos.

Para ti que és jovem e queres casar ou já estás casado, quero lembrar-te que poderás passar por dificuldades e situações difíceis, mas quando o amor é construído de dentro para fora e quando os dois entendem a missão e a responsabilidade do que estão fazendo, com Deus fica tudo mais fácil. Mais fácil, não porque Deus facilita, mas porque tendes consciência da escolha, que envolve renúncia, capacidade de esquecer-se de si pelo outro, e o grande propósito de fazer feliz primeiro o meu amor e não a mim. A missão da esposa é fazer feliz o esposo e a missão do esposo é fazer feliz a esposa. É proporcionar o melhor vinho para o outro. Através da tua oração tu colocarás o teu esposo ou esposa, noiva ou noivo, namorada ou namorado no céu. Por outras palavras que a santidade da tua vida santifique a do outro!

A santidade, julgo eu, é o melhor vinho que nunca deve faltar no teu lar. E este é fruto de uma intimidade profunda com Espírito Santo, o dispensador das graças de Deus doado gratuitamente pelo Pai através de Jesus Cristo por interseção de Maria Nossa Mãe e Mãe da Igreja: Filho, eles não têm mais vinho.

Assim quero hoje sugerir-te a dirigir a tua súplica a Jesus por meio de Maria. O que inferna a tua vida, que vinho falta na tua casa? Que tipo de vinho precisas hoje? Faltar compreensão, perdão, paciência, fidelidade e principalmente o amor. Lembro-te que a garantia da tua felicidade vem da confiança, da esperança e da fé em Jesus Cristo Filho de Deus e de Maria, minha e tua Mãe.
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...