Quem não está comigo está contra mim.

Evangelho (Lucas 11,15-26)
Sexta-Feira, 8 de Outubro de 2010



Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os de­mônios. 19Se é por meio de Bel­zebu que eu expulso demô­nios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Primeira leitura (Gálatas 3,7-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.


Irmãos, 7ficai pois cientes que os que crêem é que são verdadeiros filhos de Abraão.8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: “Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei”. 11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isso é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé, mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. 14Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.

Salmo (Salmos 110)
Sexta-Feira, 8 de Outubro de 2010


— O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— O Senhor, se lembra sempre da Aliança!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Homilia:


Ressignifiquemos a nossa vida!
por: Pe. Pacheco


Jesus encontra-se expulsando um demônio de uma pessoa que se encontrava totalmente fora da sua condição de liberdade. Ele veio para nos trazer a verdadeira liberdade e nos arrancar das mãos de satanás. Com o evento Cristo – encarnação, paixão, morte e ressurreição –, o demônio não tem mais a última palavra na vida dos filhos de Deus.

Aqueles que se encontravam totalmente fechados e indiferentes à ação do Senhor, na pessoa de Jesus, para não darem o braço a torcer acerca do poder de Deus que se manifesta em Jesus, atestam que tudo que Ele faz é pelo poder do príncipe dos demônios. Eles chegam ao absurdo de dizerem que Jesus, o Filho de Deus, agia por Belzebu.

Dentre tantas coisas que Lucas nos apresenta na passagem de hoje, percebo que é de suma importância entendermos o que significa a casa ser limpa, pois, se não cuidada, o mal pode vir com força total, ocasionando a ruína total daquela alma.

Todos nós, em algum momento da vida, tivemos a graça da efusão do Espírito, do nosso encontro pessoal com Jesus, onde nossa vida mudou completamente. Naquela ocasião, naquele encontro, naquele grupo de oração… Deus nos visitou e experimentamos do Seu amor. Corremos ao Seu encontro por meio do sacramento da reconciliação e da Eucaristia. Tudo mudou, daquele momento em diante, em nossa vida.

O que aconteceu conosco? Um encontro com o amor infinito de Deus, com a sua misericórdia. Naquele momento o grande demônio da indiferença religiosa, do viver sem Deus, estava sendo expulso de nossas vidas; ou seja, limpamos a casa. Tudo isso, porque nos encontramos com Jesus, pelo fato de Ele se deixar encontrar.

Muito pouco percebemos em nossa vida que, daquele momento em diante, havíamos sido convidados pelo Senhor a nos deixarmos encontrar por Ele. Ao nos encontrarmos com Jesus, Ele nos convidou para um discipulado; ao acolhermos – pelo encontro pessoal com Ele – o Seu convite de seguimento, fomos convidados a nos deixar tocar pelo seu amor. E é aqui que a dificuldade acontece, no que quer dizer a casa vazia e o demônio vir com força total, sete vezes mais forte.

Achamos que tudo se resolveu no encontro com Ele; pelo contrário, quando nos encontramos com a Luz do mundo – que é Jesus -, Sua proposta era que nos deixássemos envolver pela Sua luz. Isso é uma realidade muito difícil, pois nos deixarmos envolver pela luz significa deixar Jesus iluminar todas as realidades de trevas em nós. Quanto a esta proposta, quase ninguém quer para a sua vida, pois isso resultaria em admitirmos nossas fraquezas e misérias.

Mas não há outro caminho, meus irmãos e minha irmãs! Temos que permitir que Cristo nos ilumine para que nossas misérias e dificuldades sejam ressignificadas nEle. Somente Jesus pode, conosco, ressignificar tudo em nossa vida. Se não ressignificarmos, a casa ficará sozinha, vulnerável para todo tipo de ataque.

Não basta nos encontrarmos com Jesus – isso é fundamental e muito importante -, é preciso nos deixarmos encontrar por Ele, para que nEele, ressignifiquemos toda a nossa vida, ou seja, o Senhor quer se encontrar conosco para que possamos dar um outro significado – agora positivo – de tudo aquilo que nos aconteceu, que foi brecha para que o demônio pudesse entrar em nosso coração e fazer o estrago que fez e faz.

Pe. Pacheco Comunidade Canção Nova
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/


JESUS EXPULSA DEMÔNIOS Lc 11,15-26

No Evangelho de hoje, Jesus se revela, de forma categórica como o novo Moisés, combatendo o mal na busca da libertação da pessoa e do mundo. Ele é Aquele que vem com o poder de Elias

Com a expressão: se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, então o reino de Deus chegou até vós, Jesus quer dizer que Ele é o Filho de Deus, enviado pelo Pai. As suas obras manifestam que Ele trouxe ao mundo o reino de Deus; as suas obras não são obras do demônio, como queriam os seus inimigos. Mas sim a concretização do da oração do Pai nosso que Ele mesmo ensinou aos discípulos. Assim, tudo o que se pede com fé, confiança e esperança, se realiza porque Ele está presente e operante entre os discípulos.

À nós que o recebemos como nosso salvador precisamos estar bem preparados: Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.

Nesta pequena parábola Jesus quer fazer-nos compreender a importância da vigilância na luta contra os espíritos do mal que quer dividir dispersar e fazer muitos adeptos. E para tal é preciso não nos deixar enganar e apanhar. Porque Jesus nos diz: quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
fonte: http://blog.cancaonova.com

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...