“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.

Evangelho (Lucas 11,27-28)
Sábado, 9 de Outubro de 2010


Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muitos mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.


Primeira leitura (Gálatas 3,22-29)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.


Irmãos, 22 a Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que crêem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25Mas, uma vez inaugurado o regime pela fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Salmo (Salmos 104)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.






Homilia:


MARIA, ETERNAMENTE BEM-AVENTURADA Lc 11,27-28
por: Pe. Bantu Mendonça K. Sayla

Diante da enorme multidão, Jesus recebe um elogio através de uma mulher: ditoso o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram. Por outras palavras seria: Viva a mãe que te gerou! Porque entre os antigos judeus, a melhor honra de uma mulher consistia em ter um filho famoso. Este elogio da mãe de Jesus é a segunda vez que ela o recebe de uma mulher, que a declara bem-aventurada ou ditosa. A primeira foi quando da visita a Isabel em Lc 1, 45. Que no Magnificat se traduz numa benção reconhecida em todos os tempos: Doravante as gerações todas me chamarão bem-aventurada.

Mas Ele disse: Antes bem, ditosos os ouvintes a palavra do Deus e que guardam a mesma. Ao responder assim, Jesus não nega a bem-aventurança dada a sua mãe, porém prefere a que deva ser a última e eterna de todos os que devem preferir a felicidade que provém de Deus àquela que sai da boca dos homens. Pois esta felicidade que ouvimos da boca de Jesus, sai da vontade e preferência divinas. E esta felicidade é a de escutar e guardar a palavra de Deus, o Deus Vivo e Verdadeiro.

Devemos entender esta passagem com a paralela em Lucas 8, 21, quando Jesus escolhe a sua nova família entre os ouvintes a palavra do Deus e praticantes da mesma.

O mundo espiritual está por cima do mundo material e dos laços familiares. Jesus anuncia premiar seus discípulos por abandonar sua família por causa dEle e do evangelho (Mc 10, 29), pois ele tinha abandonado também a própria família para fazer a vontade do Pai, em cuja casa devia ser procurado, com antecedência à casa de seus familiares em Nazaré. Jesus, pois, a si mesmo se justifica quando afirma em Lc 8, 21 a sua nova família e que nesta ocasião a louva em comparação com a família biológica. A fé está acima da biologia, assim como o espírito está acima da matéria.

Se vemos em Jesus o Mestre, estaremos a meio caminho da verdade. Ele pode afirmar que não é a carne nem o sangue os que devem ser intérpretes de seu evangelho mas somente os nascidos da vontade divina, como Ele próprio, os que constituem a sua verdadeira família.

O fato de seus familiares não acreditarem nEle, assim como os seus conterrâneos, é mais de agradecer do que de se surpreender. Pois nesse fato encontramos uma razão para admirar os caminhos do Senhor que não considera os laços familiares como motivo de sua Providência.

São os menos favorecidos os que, como pequeninos e ignorantes, o encontram e, com Ele, descobrem o Pai comum. Nem por isso devemos renunciar o encontro com a sua Mãe que se transforma em mãe comum por não olhar unicamente o ventre que o carregou e o leite que o amamentou , mas a fé que nos comunica ao encontrar em Jesus não só o Deus, Filho do Pai do Céu e por isso também nosso Pai por ter sido dado à luz por uma mulher eternamente bem-aventurada.
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia

1 comentários:

Maria é a bem aventurada,porque foi escolhida para ser a mãe do salvador, e, também porque humildemente aceitou a vontade de Deus na sua vida. Seu sim a Deus, é a prova de que ouviu a palavra de Deus, não só no momento em que o anjo lhe apareceu para anunciar a obra do Espírito Santo, mas porque toda a sua vida foi dedicada a Deus.
Bem aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática.! O nosso sim a Deus deve ser renovado a cada dia, e ouvir a palavra de Deus é muito mais do que escutar alguem pregar o evangelho, mas fazer acontecer na nossa vida esta palavra de vida eterna. Esta palavra que é verdade e nos livra da escravidão, como diz Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

 

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...