"Tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. "

Evangelho (Marcos 11,11-26)
Sexta-Feira, 4 de Março de 2011


Tendo sido aclamado pela multidão, 11Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. 12No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. 13De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. 14Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse. 15Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. 17E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões’. 18Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da. cidade. 20Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. 21Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. 22Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. 23Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar’, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. 24Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, 26para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.


Primeira leitura (Eclesiástico 44,1.9-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.



1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 9Outros não deixaram lembrança alguma, desaparecendo como se não tivessem existido. Viveram como se não tivessem vivido, e seus filhos também, depois deles. 10Mas estes, ao contrário, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará.



Salmo (Salmos 149)


— O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo. e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.


Homilia:


A DECISÃO DE PERDOAR Mc 11,11-26

No livro do profeta Malaquias se encontra algo que nos confirma que perdoar é um ato divino. E como homens e mulheres criados à Imagem e Semelhança d’Ele, devemos perdoar sempre assim como ele nos perdoou! (Mq 7,18) “Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia“. E no Evangelho de hoje Jesus volta ao assunto do perdão e nos diz: “Mas se não perdoardes, também vosso Pai que está nos céus, não vos perdoará as vossas ofensas”.

Note que o verbo perdoar, está no imperativo => perdoai! isto é uma ordem, não é um convite. Note também a continuação deste versículo. A falta de perdão na vida do crente é uma das coisas que mais impedem o progresso espiritual e as vitórias em nossas vidas. Porque o diabo tem vantagem sobre nós quando não perdoamos. A falta de perdão cria raízes de amargura que contaminam todo o nosso corpo assim como toda a sociedade. Assim, precisamos quer individual quer coletivamente entender de uma vez por todas que perdoar é uma DECISÃO, e não um sentimento. Não podemos e nem devemos esperar que venha a nós e sintamos a vontade para perdoar. Decida perdoar porque é um mandamento de Senhor. A ordem é do próprio Jesus quando nos ensinou a forma como nos devemos dirigir ao Pai do Céu: “Perdoai os nossos pecados, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Portanto, quando perdoamos nós não usamos algo vindo de nós mesmos, mas sim exercitamos um ato próprio de Deus. Você usa o perdão com o qual foi perdoado; não é o seu perdão, é o de Deus que foi deixado em você quando Ele o perdoou.

Examine-se e peça ao Espírito Santo que revele se existe falta de perdão em sua vida. Pode ser até em acontecimentos bem antigos: com pai, mãe, algum professor que o humilhou ou perseguiu, namorado/a, irmão, colega, patrão etc. Decida perdoar! Use o perdão de Deus e comece a experimentar a libertação e a cura que se seguirão. Não culpe a Deus. Creia somente no perdão de Deus e decida-se a perdoar. Nunca se esqueça: O que acontece de mal é resultado do que o pecado trouxe. Quando o pecado entrou no mundo, ‘a convite do homem, trouxe a marca da morte no espírito/alma/corpo, e todas as suas conseqüências. Alías a morte não é outra coisa mais senão a separação do homem com Deus, ou seja, a ausência da vida de Deus em nós. E a intervenção de Deus ao nos enviar o Seu Filho Jesus Cristo, foi para consertar o que o homem fez, e tirar o efeito do pecado, que é a morte em nós, porque Deus é vida e como, portanto, SUMO BEM! Talvez, você seja alguém que é salvo, que procura ter uma vida correta diante de Deus, mas não consegue ter a verdadeira vitória e alegria da vida cristã. Isto acontece por falta de perdão. Por isso, lance mão ao perdão. Reze a Deus a todo o tempo que lhe ensine a perdoar

Pai querido, tenho provado o Teu ilimitado perdão. Lançaste meus pecados nas profundezas do mar e deles não Te lembras mais. Pai, reconheço que o perdão que de Ti recebo é condicional ao meu perdão, pelo qual perdôo aos outros suas faltas, deixando-os ir em paz, e abrindo mão de todo o ressentimento. Sobre os que me ofendem, declaro a Tua Palavra, Senhor. Ó Pai do Céu, em nome de Jesus Cristo, peço que me perdoes por ter abrigado em meu coração, sentimentos contrários ‘a Tua vontade: mágoa, ódio, frieza, indiferença, falta de perdão. Ensina-me a perdoar os meus irmãos hoje e sempre, amén!

fonte:
http://blog.cancaonova.com/padrebantu/2010/05/28/a-decisao-de-perdoar-mc-1111-26/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...