“Vai, a tua fé te curou”.

Evangelho (Marcos 10,46-52)
Quinta-Feira, 3 de Março de 2011


Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e unia grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi. tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


Primeira leitura (Eclesiástico 42,15-26)
Leitura do Livro do Eclesiástico


15Vou recordar as obras do Senhor, vou descrever aquilo que vi. Pelas palavras do Senhor foram feitas as suas obras, de acordo com a sua vontade realizou-se o seu julgamento. 16O sol brilhante contempla todas as coisas, e a obra do Senhor está cheia da sua glória. 17Os santos do Senhor não são capazes de descrever todas as suas maravilhas. O Senhor todo-poderoso as confirmou, para que tudo continuasse firme para sua glória. 18Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. 19Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas. 20Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida. 21Pôs em ordem as maravilhas da sua sabedoria, pois só Ele existe antes dos séculos e para sempre. 22Nada lhe foi acrescentado, nada tirado, e Ele não precisa de conselheiro algum. 23Como são desejáveis todas as suas obras brilhando como centelha que se pode contemplar! 24Tudo isso vive e permanece sempre, e em todas as circunstâncias tudo lhe obedece. 25Todas as coisas existem aos pares. uma em face da outra, e Ele nada fez de incompleto: 26uma coisa completa a bondade da outra. Quem, pois, se fartará de contemplar a sua glória?


Salmo (Salmos 32)

— A palavra do Senhor criou os céus.
— A palavra do Senhor criou os céus.

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa. na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— A palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Como num odre junta as águas do oceano, e mantém no seu limite as grandes águas.
— Adore ao Senhor a teria inteira, e o respeitem os que habitam o universo! Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram.


Homilia:


JESUS FILHO DE DAVI, TEM PIEDADE DE MIM Mc 10,46-52
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla


Marcos encerra o longo percurso de Jesus relatando a cura do cego Bartimeu. O texto começa com um senso de urgência – chegaram a Jericó e logo saíram. Parece que têm pressa para caminhar até Jerusalém. E lá está o cego Bartimeu. Sentado à beira do caminho! Enquanto Jesus passa com os seus discípulos, o cego está à beira do caminho! Simboliza todos os que não conseguem caminhar no discipulado, mas estão parados, à beira do seguimento de Jesus.

Logo que Bartimeu ouve que é Jesus que passa, ele grita fortemente! Filho de Davi tem piedade de mim! É de novo um dos temas centrais da Bíblia – o grito do pobre e sofrido! Desde o grito do sangue de Abel, passando pelo grito do Êxodo, de Jó, dos pobres nos Salmos, de Bartimeu, de Jesus na Cruz, dos martirizados do Apocalipse, o tema do grito do sofrido perpassa toda a Escritura, com a garantia de que Deus ouve esse grito. Este grito é também teu e meu irmão. Assim como a reação dos transeuntes é típica – mandam que Bartimeu se cale, também nos nossos dias há muitos que querem que nos calemos! Pois, o poder dominante sempre quer abafar o grito do excluído! E isso não mudou até o dia de hoje! Até nas igrejas existe quem não quer ouvir o grito, e faz tudo para abafar qualquer iniciativa popular. Mas, não te esqueça! Deus escuta o meu e o teu grito.

Com um fino toque de ironia, o texto mostra como, por causa da atitude de Jesus, os mesmos que o mandaram calar agora têm que convidá-lo para falar com Jesus. Mas para isso, Bartimeu tem que lançar fora o manto – a única coisa que ele possuía a sua única segurança. Como os primeiros discípulos no Lago (Mc 1, 18.20), ele aprende que não é possível seguir Jesus sem deixar algo, sem arriscar a segurança humana para experimentar a mão de Deus.

Mas Jesus não parte imediatamente para a ação. Ele respeita a liberdade do cego e pergunta o que quer que faça por você. Pois Jesus não obriga ninguém a se libertar – há quem prefira ficar sentado à beira do caminho, na sua comodidade e não opte pela libertação. Mas o cego quer ver de novo – diferente do cego de Jo 9, ele via uma vez e tinha perdido a visão.

Curado, Bartimeu recebe licença para ir, para seguir a sua vida. Mas ele faz uma outra opção: no mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho. Ele usava para Jesus um titulo não muito adequado filho de Davi, pois, Jesus fez muitas restrições a este titulo messiânico, mas ele tem a prática certa – segue Jesus pelo caminho. Aqui Marcos faz contraste com a figura de Pedro, que tinha o titulo certo Tu és o Messias. Mas seja como for, Jesus é aquele que nos devolve a dignidade de filhos, basta que como Bartimeu gritemos: Jesus Filho de Davi tem piedade de mim!Por isso, sem medo de nada e de ninguém faça o seu pedido de oração. Jesus tem compaixão de mim. Curai as minhas feridas e a cegueira dos meus olhos!

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/05/29/jesus-filho-de-davi-tem-piedade-de-mim-mc-1046-52/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...