"... Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo."

Evangelho (Mateus 1,1-17)
Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010


Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.



Primeira leitura (Gênesis 49,2.8-10)
Leitura do Livro do Gênesis.


Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, prostrar-se-ão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.


Salmo (Salmos 71)


— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!


Homilia:


JESUS CRISTO É FILHO DE ABRAÃO Mt 1,1-17
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

Uma GENEALOGIA! Cheio de nomes estranhos! Nomes das pessoas que não conhecemos. Isso é interessante? Talvez não, talvez sim. Isso depende do valor que damos à pessoa de Jesus. Pois, para quem quer aprofundar-se no mistério da nossa salvação a genealogia, para ele este texto é bastante interessante. Quem não conhece a bíblia, achará esta genealogia uma coisa chata e vai se perguntar: Por que Mateus começa com uma genealogia? O que Mateus quer dizer com isso? E por que essa genealogia começa com Abraão e não com Adão – como no evangelho de Lucas? Por que Mateus colocou os nomes de 4 mulheres nessa genealogia? E mais uma pergunta: é uma coincidência que houve 3 épocas com 14 gerações? Será possível que Mateus omitiu algumas gerações? São algumas perguntas, para mostrar que esta genealogia de jeito nenhum é forçada. Quem conhece a Bíblia achará essa genealogia cativante, intrigante. Essa genealogia evoca perguntas.

Olhemos para essa genealogia. Primeiramente para o titulo dessa genealogia. “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”. Mateus escreveu o seu livro especialmente para o povo dos judeus. Anos depois da rejeição de Jesus pelos Judeus. Seu objetivo é convencer os seus irmãos que este Jesus de Nazaré é o Cristo. Para provar isso Mateus muitas vezes usa textos do Antigo Testamento para mostrar que as promessas antigas são cumpridas em Jesus. Mateus cita as palavras dos profetas do Velho Testamento e depois disso diz: “o que foi dito naquela época, agora é cumprido. Nesta Genealogia Mateus traz à memória a vida de Jesus para convencê-los que Jesus é realmente o Cristo. Este é o alvo desse evangelho e isso se mostra logo no início do livro. Mateus quer usá-la para mostrar que Jesus é o cumprimento da promessa de Deus na pessoa de Abraão e anunciado pelos profetas. E isso é bem claro no versículo 1, fala-se sobre a genealogia de Jesus CRISTO. Porém, “Cristo” não é o segundo nome de Jesus, assim como muitas pessoas têm dois ou três nomes e também não é o sobrenome Mas ‘CRISTO’ caracteriza o trabalho d’Ele, a Sua Missão. Assim, Jesus é O CRISTO. Quer dizer: O UNGIDO. No versículo 17 isso fica ainda mais claro, pois lá o nome é repetido, mas com o artigo: “O CRISTO”. Então, esta é a genealogia de Jesus, O Cristo, quer dizer: o ungido, O messias.

Pregar o Cristo, este é o alvo dessa genealogia. E isso também se mostra no resto deste versículo 1: Ele é o filho de Davi. Ele é O filho de Davi. O filho prometido. O Senhor tinha prometido à Davi, que na casa dele nasceria o Cristo. E esse filho prometido é Jesus. Sabendo isso, podemos entender por que Mateus também disse que Jesus é o filho de Abraão. Pois Abraão foi o patriarca do povo Israel. Foi dele dito: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gen. 12,3). Essa promessa foi realizada em Jesus, o Cristo. Este Jesus será uma benção para todas as famílias da terra; ele é o salvador; o povo de Israel estava esperando por este salvador. E agora ele nasceu. O seu nome é Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Portanto, de várias maneiras Mateus mostra no título dessa genealogia de Jesus, que o Cristo nasceu. Isso não é uma enumeração seca dos ascendentes de Jesus, mas esta genealogia quer provar que o Cristo nasceu. Esta genealogia prega o Cristo!

Hoje, Mateus nos declara que a genealogia de Jesus contém uma estrutura. Em vs 17 ele diz: “todas as gerações, desde Abraão até Davi são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.
fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/12/17/jesus-cristo-e-filho-de-abraao-mt-11-17/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...