"Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"

Evangelho (Marcos 10,17-27)
Segunda-Feira, 28 de Fevereiro de 2011


Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.



Primeira leitura (Eclesiástico 17,20-28)
Leitura do Livro do Eclesiástico.


20Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade. 21Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, 22suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. 23Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade.
24Conhece a justiça e os juízos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou, e na oração ao Deus altíssimo. 25Anda na companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a glória de Deus. 26Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. 27Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias. 28Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem!



Salmo (Salmos 31)


— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.
— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.



Homilia:



QUE HEI-DE FAZER PARA TER A VIDA ETERNA? Mc 10,17-27
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla


Afigura de destaque no dia de hoje é o jovem cujo atributo é “muito rico”. Trata-se de alguém muito importante humanamente falando e que também poderia ser aproveitado para uma grande empresa como era o Reino de Deus. Parecendo que não, o episódio mostra que o Reino não só não consiste em bens materiais, como também exige o desprendimento deles. O diálogo entre Jesus e o jovem é profundo, como profundo, exigente e amável é o olhar de Jesus, que Marcos refere por três vezes.

O próprio jovem começa por pôr a questão mais profunda, a que ninguém se pode esquivar, a da salvação: Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna? Jesus olha novamente para o Jovem e responde como se ele não fosse bom: Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe..

O jovem cumpria os mandamentos, Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. E por isso insiste. O que me falta ainda? Se de um lado vemos a preocupação do jovem pela sua salvação do outro vemos que não basta observar a lei para ser apto para o Reino de Deus. Falta muito mais do que se o jovem poderia imaginar: Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Faltava o desprender-se das riquezas, a entrega, a generosidade, a alegria profunda de dar e de se dar sem pôr condições.

A cena do jovem que se retirou triste oferece uma ocasião para Jesus voltar a expor a doutrina da pobreza evangélica e do desprendimento. Mas não se limita a insistir no perigo das riquezas para se ser bom, à maneira dum sábio grego: “é impossível que um homem extraordinariamente bom seja extraordinariamente rico” Platão; Jesus fala da impossibilidade de entrar no Reino de Deus, o que deixa os discípulos assombrados a ponto de se perguntarem: Então, quem é que pode se salvar?

Mas Jesus insiste e lhes indica a infalibilidade de Deus nas suas promessas: a Deus tudo é possível, pois Ele pode conceder a graça de uma pessoa usar bem as riquezas, ou mesmo até de renunciar radicalmente aos bens terrenos.

Exige-se de nós uma profunda reflexão do que somos e temos. Tanto ricos quanto pobres precisamos ir à busca das coisas do alto. Precisamos viver o desprendimento independentemente do estilo de vida que levemos. Que aqueles que se fizeram pobres, amem a sua pobreza, porque por que deles é o reino de Deus. Que aqueles que nasceram ou se tornaram ricos, descubram o valor da misericórdia, da generosidade, da partilha, da solidariedade, e, sobretudo se lembre de que de nada adianta ganhar o mundo, se depois perde a própria alma.

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/05/26/que-hei-de-fazer-para-ter-a-vida-eterna-mc-1017-27/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...