"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

Evangelho (João 14,6-14)
Terça-Feira, 3 de Maio de 2011


Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.



Primeira leitura (1º Coríntios 15,1-8)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que rece­bestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.



Salmo (Salmos 18)


— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.



Homilia:


“Quem me vê, vê o Pai”


“Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!” Esta foi a preocupação de Filipe no Evangelho de hoje e pode ser a de muitos diante de uma situação sem solução humanamente falando. Jesus, no quarto Evangelho, fala frequentemente da Sua relação com o Pai, da Sua união com Ele, pelo fato de ter sido enviado por Ele. Os discípulos, agora representados por Filipe, queriam algo mais: uma visão direta do Pai. E então, respondendo, Jesus Se lhes revela: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!” Sua essência com o Pai é a mesma. Ele é o eterno Filho de Deus. N’Ele, por Ele e para Ele, foram criadas todas as coisas.

Mas esse desejo estava em contradição com aquilo que já nos aparece no prólogo de João: A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigênito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer (Jo 1,18). Mas os discípulos não souberam reconhecer na presença visível do seu Mestre as palavras e as obras do Pai porque, para ver o Pai no Filho, é preciso acreditar na união recíproca que existe entre ambos. Só pela fé se reconhece a mútua imanência entre Jesus e o Pai. Por isso, a única coisa que havemos de pedir é a fé, esperando confiantemente nesse dom. Jesus, ao apelar para a fé, apoia os Seus ensinamentos em duas razões: a Sua autoridade pessoal, tantas vezes experimentada pelos discípulos, e o testemunho das Suas obras.

A obra de Jesus, inaugurada pela Sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão de continuar a Sua missão de Salvação, farão obras iguais e mesmo superiores às Suas, como nos ensinam as Sagradas Escrituras. Jesus realmente quer dar coragem aos Seus e a todos os que hão de acreditar n’Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na própria missão.

Cristo falou muito do Pai. Filipe entusiasmou-se e pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai. Mas o Senhor respondeu-lhe: “Quem me vê, vê o Pai“. Filipe queria ver o Pai, mas não conseguiu vê-Lo em Jesus. Ao contemplar o Mestre permaneceu na realidade externa, não conseguindo atingir o interior, a sua realidade íntima, com o olhar penetrante da fé. O verbo «ver», para João, indica duas ordens de realidades: a do sinal visível e a da glória do Verbo.

“Eu estou no Pai e o Pai está em mim“. Jesus é a revelação do amor, de um amor generoso que quer espalhar-se sem limites, que não tem ciúme: “Quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas”.

Pai, que eu saiba reconhecer-Te na pessoa de Jesus, expressão consumada de Teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de Ti.


fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/




Naquele tempo JESUS preparava os seus homens para seguirem com sua missão. Dava-lhes poderes para que pudessem realizar curas e milagres. Obvio, que todos os que cremos no SENHOR podemos também chamar-lhe para ajudar-nos no combate aos demônios malditos. O que devemos fazer é crer e chamar-lhe. Pelo poder do seu nome doenças e milagres ainda hoje se realizam. Ele é o PAI porque esta em JESUS, pois assim o quis o próprio PAI o qual glorificamos, quando levamos as SANTAS PALAVRAS do SENHOR para os irmãos de Fé. Eis ai o sentido que colocamos: "quando evangelizamos o fazemos para que saibais as diferenças entre irmãos católicos e crentes de outros caminhos". AMEM a JESUS e a NOSSA SENHORA isso é HONRAR ao PAI. Assim como todos os ANJOS E SANTOS da SANTA IGREJA.

fonte:
http://evangelizandonapalavra.blogspot.com/2010/05/homilia-santa-joao-146-14.html

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...