"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. "


Evangelho (Mateus 10,37-42)
Domingo, 26 de Junho de 2011


Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 37“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim.
38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.



Primeira leitura (2º Reis 4,8-11.14-16a)
Leitura do Segundo Livro dos Reis:


Certo dia, Eliseu passou por Sunam. Aí morava uma senhora rica, que insistiu para que fosse comer em sua casa. Depois disso, sempre que passava por aí, Eliseu parava na casa dessa mulher para fazer suas refeições.
9E ela disse ao marido: “Tenho observado que este homem, que passa tantas vezes por nossa casa, é um santo homem de Deus. 10Façamos para ele, no terraço, um pequeno quarto de alvenaria, onde colocaremos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro. Assim, quando vier à nossa casa, poderá acomodar-se aí”.
11Um dia, Eliseu passou por Sunam e recolheu-se àquele quarto para descansar.
14E perguntou a Giezi, seu servo: “Que se poderia fazer por esta mulher?” Giezi respondeu: “É inútil perguntar-lhe; ela não tem filhos e seu marido já é velho”.
15Eliseu mandou então que a chamasse. Ele chamou-a e ela pôs-se à porta.
16aEliseu disse-lhe: “Daqui a um ano, neste tempo, estarás com um filho nos braços”.



Segunda leitura (Romanos 6,3-4.8-11)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:


Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.
8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.



Salmo (Salmos 88)


— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,/ de geração em geração eu cantarei vossa verdade!/ Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”/ E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria,/ seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!/ Exultará de alegria em vosso nome, dia a dia,/ e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
— Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória,/ é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça./ Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção,/ ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!



Homilia:


O seguimento de Jesus exige renúncias.

O seguimento de Jesus sem olhar para trás, sem ficar apegado aos pais e a riqueza, pode ser muito cruel e difícil para quem não consegue se desligar da ânsia de poder diante da sociedade. Porque o seguimento de Jesus não leva a fama ou ao poder terreno, mas sim à vida eterna, que é muito melhor.

Imitar Cristo e servir a Deus trabalhando para o Reino dos Céus pode ser assustador, se considerarmos que Jesus teve um fim trágico por defender a justiça entre os homens. Porém, devemos ter em mente que Jesus deu a vida por nós, mas o Pai o resgatou no terceiro dia, ressuscitando-o. Também nós teremos a vida eterna como prêmio, e isso sem falar nos cem vezes mais nesta vida terrena! E esses cem vezes mais não significam necessariamente riqueza, mas sim, muitas graças, proteção divina, e a alegria do êxtase da intimidade com Deus.

Seguir Jesus significa renúncia e sacrifício o qual é o resultado da luta contra nós, contra o nosso egoísmo, contra o nosso desejo de fama e poder, contra as nossas inclinações para o mal, contra o mal no mundo, acrescido do trabalho de levar a palavra de Deus a todos o quanto pudermos. Essa luta é como a semente que morre para brotar uma nova vida.

Nós temos sede e fome de poder. Alguns discípulos queriam poder quando impensadamente pediram para se sentarem ao lado de Jesus no trono eterno. Jesus mostra aos seus amigos, que de fato Ele iria se sentar no trono da glória eterna, porém antes passaria por humilhações, difamações e a morte humilhante de cruz. Analisando essa passagem da vida de Jesus Cristo, percebemos que até o nosso testemunho cristão mais legítimo, pode ser distorcido, desfigurado, porque podemos estar servindo não ao Reino de Deus e sua justiça, mais para cairmos de novo nas mesmas tentações da injustiça, servindo a nós mesmo, à nossa fome de sermos importantes diante dos demais cristãos. Era só o que nos faltava! Servirmos do altar para nos promover, para nos tornar importantes, famosos, etc.

Prezados irmãos. Precisamos lembrar sempre que a autoridade no Reino de Deus, não é para nos vangloriar, nem tampouco para dominar, mas sim, para SERVIR, A EXEMPLO DE JESUS CRISTO. Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas inclusive nossos familiares. É difícil? Sim. E por que essa dificuldade? Por causa do nosso apego a este mundo e seus atrativos enganosos que nos ilude, nos trai, nos afastam de Deus, como se nossa vida se resultasse apenas no estágio terreno.

Caríssimos. Vamos nos esforçar para tocar a nossa vida terrena, com os pés no chão e o olhar para o céu. Pois é lá que vamos passar a maior parte de nossa vida propriamente dita. Mas infelizmente, seguimos os ensinamentos do mundo que mostra o contrário. Eles nos mostram que a maior parte da nossa vida, ou a nossa vida toda se resulta da fase da vida terrena. Não nos enganemos! Escutemos Jesus. Pois só ele tem palavras de vida eterna.

Viva aqui com seus pensamentos LÁ. Procurando levar muitos outros irmãos também para a glória eterna. Não seja inútil, não seja como a figueira que não dá frutos. Mas sim como a terra fértil que produzirá muitos frutos. E seja realmente feliz! Amém.

Sal.

++++++++++++++++++++

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Deus, não é digno de Deus. Quem ama seu filho ou sua filha, seu videogame, seu computador, a moto, o carro, a namorada, o namorado, mais do que a Deus, não é digno de Deus.

Testemunho: Quarta-feira é o dia da semana que eu acordo cedo e vou catequizar em outra cidade, numa escola grande, saindo de manhã e voltando a tardinha. Minha esposa precisou sair, de modo que a minha filha mais nova teria que "se virar" na cozinha nos poucos minutos do seu almoço, mesmo sem a devida experiência. A menos que eu faltasse ao meu compromisso semanal. Foi então que decidi que servir a Deus é o meu compromisso principal semanal, e deixei a minha filha e fui...

"Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Caro leitor. Quais são as suas cruzes? Todos nós temos uma ou mais cruzes. E o pior, é que mesmo sendo cristãos, e por mais que tentamos seguir as palavras de Jesus, por vezes perdemos a paciência com o peso das nossas cruzes, e podemos até explodir, xingar, reclamar, etc. Por alguns minutos esquecemos completamente das palavras do Mestre.

Confesso que a minha maior cruz são os muitos cachorros existentes em volta de mim, que latem e choram dia e noite tirando-me o sossego, e a tranqüilidade necessária para me concentrar no meu trabalho de servir a Deus lendo e escrevendo para os Internautas Missionários.
Nada contra os animais em si. Eles são criaturas criadas por Deus. Porém, o problema reside no egoísmo dos seus donos. Uns saem para trabalhar ou para passear e deixam o cão ou os cães em casa sozinhos, latindo continuamente nos nossos ouvidos. Isso se tornou para mim uma tortura e tanta. E têm ainda alguns, que para castigar os seus animais, prende-os no

banheiro por horas seguidas, deixando os cachorros latindo sem parar.

Estamos diante de um exemplo típico de egoísmo em alto grau. Cada um pensa: eu gosto de animais, portanto, todos têm de gostar. Eu não me irrito com o barulho que eles fazem, e não me importo se isso está incomodando alguém. Eu, eu, eu. O que importa é o que eu gosto, o que eu quero.

Que Deus tenha piedade de mim e me retira desse lugar, transferindo-me para outro que não tenha tanto cachorro. Pois preciso de paz para escrever. Porém, entendo que esta é aminha principal cruz, a qual eu devo carregar, sem reclamar, para me purificar e me santificar. Deus saberá a hora de me livrar dela melhor que eu. E quanto mais eu me desespero e me revolto contra essa cruz, ela tende a demorar por mais tempo. Que Deus Pai nos ajude a carregar com humildade e paciência as nossas cruzes.

"Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou." Jesus está falando do sacerdócio em si. Quem larga a própria família para servir a Deus, será recompensado pois perdendo a sua vida terrena ganhará a vida eterna.

Quem ama seus pais mais do que a Deus, não é digno de Deus. Pois para se chegar próximo da perfeição e se aproximar cada vez mais de Deus, é preciso desapegar-se das pessoas queridas, desapegando do amor desregrado aos parentes. Jesus disse: "Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, e até a sua vida, na pode ser meu discípulo"

Jesus não está incentivando o desamor familiar. Esse " aborrece", esse ódio, pode ser traduzido por um forte e maduro desapego. Porque a bem da verdade, no que se refere ao seguimento da vocação, não existe inimigo maior que os próprios familiares, principalmente os pais, os quais desejam para os filhos um futuro melhor que os seus. Um bom emprego, um casamento feliz, etc. A mãe não consegue imaginar o seu filhinho querido tão solitário numa vida de sacerdote... Assim, em nenhum lugar da nossa vida, se perde tanto a espiritualidade tanta vocação, como na nossa própria família. E quando vamos nos manifestar em nome do Evangelho, podemos ser enfrentados com argumentos outros, principalmente pelos jovens. Ou então pensarão ou dirão que santo de casa não faz milagres.

Prezado jovem. A você que está pensando em ingressar no Seminário e não conta com o apoio dos seus pais, podemos afirmar aqui com toda segurança, que nesse caso, você não é obrigado a obedecer aos seus progenitores. É duro ter que dizer isso aqui. Mas muitos pais embora sejam católicos praticantes, já fizeram de tudo para impedir o seu filho de seguir a sua vocação. Com certeza esses pais não agem com o pensamento de Jesus Cristo, mais com os pensamentos seus, do seu ciúme, do seu egoísmo. Não se trata necessariamente de uma maldade, de um grande pecado, mas infelizmente fazendo assim estão atrapalhando o bom andamento Reino de Deus. Poderíamos ter muito mais padres, se não fosse a falta de colaboração dos próprios pais dos jovens que são chamados por Deus.

Prezado jovem. Você deve preferir seguir a vontade de Deus em vez da vontade de seus pais. Converse com eles. E se não der resultado, siga em frente. Vai. Jesus te ama e te chama!

É claro que estamos falando aqui daqueles jovens que são chamados por Deus a uma vocação. Esses se salvarão seguindo o seu estado religioso. Porém, se por um motivo ou outro o vocacionado não seguiu o seu caminho escolhido por Deus, andará errante sem se acertar na vida. Muitos rapazes que não seguiram a sua vocação por culpa dos pais, não se realizaram na vida, e tiveram um fim lamentável!

Em nossa própria casa poderemos ter os nossos maiores inimigos em se tratando de seguir uma vocação. Os nossos pais podem se tornar os nossos maios obstáculos, quando queremos seguir o chamado de Deus. Foi por isso que Tomas de Aquino, S. Pedro de Alcântara, S. Luís Bertrand e outros entraram para o convento sem os seus pais o saber.

Viu porque Jesus disse hoje que quem ama os pais mais do que a Deus não é digno de Deus?

Mostre para seus pais esta reflexão. Catequista. Leia este texto em suas reuniões de catequese. Vamos colaborar pela causa do Reino de Deus. O que Jesus está nos ensinando hoje, não é ter ódio ou desprezar os nossos parentes, mais sim a amar a Deus acima de todas as coisas e pessoas.

Um bom e santo domingo a todos, e rezem por nós.

Sal.

fonte:
http://homiliadominical.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...