“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos."

Evangelho (Mateus 9,32-38)
Terça-Feira, 5 de Julho de 2011


Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”


Primeira leitura (Gênesis 32,23-33)
Leitura do Livro do Gênesis.


Naqueles dias, 23Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc. 24Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia, 25Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.
26Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”. 30Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas-me o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e tive poupada a minha vida”.
32Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.



Salmo (Salmos 16)


— Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!
— Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios.
— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.
— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai-me o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.
— Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença.



Homilia:



Acolhemos o chamado de Jesus ao fazermos tudo por amor
por: homilia

Jesus vinha fazendo muitos milagres, salvando as pessoas de doenças e de suas dores e, ao mesmo tempo, despertando a fé daquele povo que estava adormecido para as coisas do Pai. Durante a caminhada, naquele dia, encontra-se com uma multidão que Lhe apresenta uma pessoa surda e possessa pelo demônio. O Senhor o expulsa e a pessoa passa a ouvir e a falar normalmente. O povo fica cada vez mais admirado com todas as maravilhas que Cristo faz. Ontem como hoje, vemos muitas pessoas sempre esperando que Jesus repita milagres e mais milagres na sua vida, para que possam manter acesa a sua fé. Hoje, sabemos tudo sobre o plano de salvação que Ele trouxe como missão: Salvar um povo de cabeça dura.
De “cabeça dura”, muitas vezes, não por conta própria. mas porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Assim, Jesus vem reinstalar – com Sua Vida, Paixão, Morte e, principalmente, com a Sua Ressurreição – o Reino do Pai, novamente baseado no amor e suas consequências, ou seja, no perdão, na doação, na honra, verdade, felicidade e responsabilidade assumida por cada filho Seu, gerado aqui na terra.
Porém, nem tudo foi um “mar de rosas” para Jesus, pois os fariseus diziam: é pelo poder do príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.
Até hoje, Jesus Cristo continua a Sua missão, conforme Sua promessa, em nosso meio. Sempre nos guiando e nos guardando para que sejamos felizes, pedindo-nos, como naqueles dias, que fortaleçamos o Reino do Pai aqui na terra: a Messe é grande, mas, os trabalhadores são poucos. Rogai ao Senhor da Messe, que mande mais operários para a sua Messe, nos diz – ainda hoje – Jesus.
Só que o povo, tão “evoluído” com as coisas materiais, esqueceu-se de vigiar – cada um – a própria vida, o dom recebido do Pai amoroso, para que ela não se perca; para que ela seja sempre mais uma realização da bondade do Criador, vivendo-a como um meio para ajudar na sua salvação e na de outros irmãos.
Muitos são os que precisam mudar de vida para reencontrar-se com o Pai, transmitindo aos que os cercam só o amor, o bem, a fraternidade, orando e agindo em nome do Senhor, no trabalho da Messe. Não esperemos como muitos que vivem ao bel-prazer uma vida egoísta, ignorando a dor e o sofrimento de tantos à nossa volta durante a caminhada. Muitos acham que a fortuna acumulada – e tudo o que é material – é o que basta. De repente, se fica doente. De repente, surge um mal incurável, que pode atingir a qualquer um, com ou sem dinheiro.
Nós acolhemos o chamado de Cristo quando fazemos tudo por amor. A vivência do amor anima as pessoas enfraquecidas, enfastiadas e sem perspectiva. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como o Senhor fez, seremos trabalhadores da Sua messe. Quanto mais nos apresentarmos à vinha do Senhor tanto mais “surdos e mudos” serão curados.
Você já se sente liberto do demônio que paralisa os lábios do homem? Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? O que você diz a elas? Você tem ajudado alguém pelo menos o escutando e o acolhendo? Você se considera trabalhador da messe de Cristo? Em que você tem empregado o seu tempo livre? Se não, o tempo é este e a hora é agora. Respondendo o chamado de Jesus, levante-se e anuncie a cura, a libertação, a paz e o amor de Deus no coração dos seus irmãos que, como que “ovelhas sem pastor”, caminham para o abismo irreversível.

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...