"O Reino dos Céus está próximo".

Evangelho (Mateus 10,1-7)
Quarta-Feira, 6 de Julho de 2011


Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolo­meu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.



Primeira leitura (Gênesis 41,55-57;42,5-7a.17-24a)
Leitura do Livro do Gênesis.


41,55Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”.
56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.
42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.
Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que com­prastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.
Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.
22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.


Salmo (Salmos 32)


— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!
— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.


Homilia:




IDE AS OVELHAS PERDIDAS Mt 10,1-7
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla


Ordenando aos discípulos a curar os doentes, ressuscitar os mortos, sarar os leprosos e expulsar os demônios, Jesus pretende que os seus seguidores reproduzam a vida de seu Mestre, ao mesmo tempo em que os convoca a empregarem todos os recursos e forças para a solução dos problemas mais angustiantes das ovelhas perdidas da casa de Israel.
Cristo veio procurar a única ovelha que se tinha perdido (Mt 18, 12).
A única que és tu, que é o teu marido, a tua esposa, o teu filho a tua filha. O teu parente. É por esta alma perdida, esta ovelha desgarrada que o Bom Pastor foi enviado. Ele que, desde sempre fora prometido: para ela nasceu e por ela foi entregue. Ela é única, tomada dos judeus e das nações, tomada de todas as nações, única no mistério, múltipla nas pessoas, múltipla pelo corpo, segundo a natureza, única pelo Espírito segundo a graça, numa palavra, uma única ovelha e uma multidão inumerável. Por isso Aquele que veio procurar a única ovelha foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. No seu todo, mas também na sua individualidade. Por isso, chama pelo nome e de uma maneira detalhada para dizer que Ele nos trata não quantitativa, mas qualitativamente. Ele nos conhece e nos chama pelo nome: Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes. Jesus associa à sua atividade um grupo de homens que irá pregar a Boa-Nova e realizar os prodígios que ele realizou. Aos seus seguidores, Jesus dá ordem de continuarem sua obra em favor das pessoas, confere-lhe autoridade para expulsar maus espíritos e curar os doentes.
Por nós mesmos, como cristãos não tínhamos um poder mágico para realizar estes milagres, mas o evangelista usa essa imagem para expressar a luta dos discípulos de todos os tempos contra tudo àquilo que destrói a vida humana, física, psicológica ou espiritualmente.
Assim nos dá a conhecer o seu amor por nós e nos compromete com e na sua missão. Ele nos converte em Discípulos e Missionários Seus com uma Vocação específica na Igreja por Ele mesmo instituída. Quer como Bispos, quer como Presbíteros assim como leigos.
Portanto, meu irmão, minha irmã, se Ele fora enviado como verdade para os ludibriados, como caminho para os transviados, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos e como alimento para os que morriam de fome, tu como discípulo e missionário d’ele no mundo de hoje não podes e nem deves ser outra coisa senão aquilo que Ele foi e é em mim e em ti. Ele foi à pessoa de todos e de cada uma, foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel, para que elas não se perdessem para sempre e tivessem vida e vida em abundância.
Esta é minha e tua tarefa de hoje anunciar: a Boa-Nova, descobrindo no mundo os ‘espíritos maus’, isto é, os males que alienam e marginalizam as pessoas, e buscar-lhe a cura. Pois o Reino de Deus está próximo.

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/07/09/ide-as-ovelhas-perdidas-mt-101-7/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...