"O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo."

Evangelho (Mateus 13,44-46)
Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.



Primeira leitura (Êxodo 34,29-35)
Leitura do Livro do Êxodo.

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.
31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.
33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.
35E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento que entrava para falar com o Senhor.



Salmo (Salmos 98)


— Santo é o Senhor nosso Deus.
— Santo é o Senhor nosso Deus.

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!
— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.
— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!


Homilia:


Assim como dentro de nós estão os sentimentos ruíns e até os inimigos, também é dentro de nós que o reino dos céus acontece. Ele é como um tesouro que está escondido dentro do nosso coração no meio do campo da nossa humanidade ou uma pérola preciosa que é buscada por nós e que precisa ser encontrada. Quando nós descobrimos que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu, aos pouco nós vamos substituindo o que estava em nós, as outras coisas que nos prendiam na vida e que são nossas inimigas, e vamos nos apossando da riqueza que gera, amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades. É o que segnifica vender tudo o que se tem e com alegria se compra o campo, nosso corpo, que possui um tesouro escondido, pois como nos diz são Paulo, o corpo humano é o Templo do Espírito Santo de Deus (I Co 6:19) E ele só pode ficar cheio de ódio por obra do diabo que por atitudes e pensamentos amargos consegue se infiltrar no ser humano. Descoberto o Tesouro escondido em nós conseguimos nos livrar do seu poder. Alías é só pelo poder do nome de Jesus este ódio será expulso e acondecerá a plinificação do Reino de Deus em nós.

Este reino de Deus é conversão, é mudança e transformação firme e gradual que vai se manifestando por meio do nosso modo de ser e de agir dentro do mundo, do Brasil, de cada Estado, cidade, casa e do nosso próprio coração. Porque ficamos mais alegres e felizes quando sentimos as primeiras demonstrações do reino de Deus em nós, percebemos também, que o dom da misericórdia acompanha a nossa caminhada e as nossas ações. Então, nos tornamos pessoas mais compreensivas, mais amorosas e mais comunicativas.

Não se esqueça que a conversão exige a fé; esta, por sua vez, exige a adesão ao Evangelho. Assim começa o Reino de Deus, conforme Jesus anunciou e nos mandou seguir: O Reino de Deus já está no meio de vós e eu vim a este mundo para instaurá-lo (cf. Lc 17,21 e Mc 1,38). Só que Ele está escondido. É preciso descobrí-lo e uma vez descoberto, encontrado, achado, nos convertermos à Ele conforme a exigência de Jesus: Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,15).

Para seguir a conversão, segundo o plano que Jesus traça, é preciso deixar tudo, e abraçar essa vida nova que Ele chama um tesouro ou uma pérola. Pensemos, por exemplo, no amor à verdade, na prática da humildade, na caridade que se deve ter para com o próximo. Tudo isso é a pérola que encontramos no ensinamento de Cristo. Esse ensinamento é radical.

A conversão nos orienta para os valores eternos, sem esquecermos dos valores terrenos. Portanto, a pessoa convertida é mais gente, porque valoriza o que possui de humano, em vista do divino.

Você já sente as primícias do reino de Deus? Você já tem vislumbrado a pérola e o tesouro que tem no seu coração? Onde está o reino dos céus? Quais são os sentimentos que você guarda no seu coração?

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/08/23/o-reino-e-conversao-mt-1344-46/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...