“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Evangelho (Lucas 1,26-38)
Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2011


Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Al­tíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.



Primeira leitura (Isaías 9,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.


1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.



Salmo (Salmos 112)


— Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Louvai, louvai ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo!



Homilia:


Faça se em mim segundo a tua palavra-LC-1,26-38“Disse então Maria: Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1,38 Estamos celebrando hoje a Festa da Anunciação, dia em que veneramos o começo da vida de Jesus Cristo. Verbo encarnado, no seio de Maria. Começa, exatamente aqui, um novo período da história. Deus está connosco!

Anjo havia dito a Maria: “Terás um filho. Ele chamar-se-á Jesus, o libertador”. Esta festa é, uma das mais antigas solenidades marianas da história da Igreja. Já era celebrada no Oriente, na metade do século V. E temos notícia de que no século VII se fazia a procissão da Quaresma , neste dia, para a Igreja de Santa Maria Maior. Esta Festa quer levar-nos, a todos, ao Cristo Redentor, pelo “sim” dito de modo semelhante por Maria.

Ora, no diálogo do Anjo, ele não fala somente das grandezas pessoais de Jesus; é o Salvador, é o Messias esperado, é o Rei eterno da humanidade regenerada, cuja maternidade se propõe ali a Maria.

Toda a obra redentora esta ali dependendo do faça-se de Maria. E disto tem a Virgem plena consciência. Sabe o que Deus lhe propõe; consente no que Deus lhe pede, sem restrição, nem condição; o seu Fiat responde à amplidão das proposições divinas, estende-se a toda a obra redentora!

Foi fundamental a resposta de Maria. Pois, aquele diálogo de Maria com o Anjo, certificada da sua virgindade, Ela ousa responder: “Eis A escrava do Senhor; faça-se em mim, segundo a vossa palavra!

Trata-se de uma resposta admirável de bondade, mas também de humildade e de prudência! Aqui Maria manifesta mais ainda do que a sua incomparável humildade e obediência, a grandeza da sua fé, fazendo-a entregar-se inteiramente à ação divina, sem questionar nem pretender penetrar o profundo mistério, ou pensar sequer nas conseqüências a que se arriscava. E tu como tens respondido ao Senhor? Em que se tem baseado a tua?

Por um faça-se apenas o Verbo divino, se encarnou no seu seio puríssimo e virginal! É portanto, pelo seu sim que Deus se fez homem. E deste modo, formou-se no seio puríssimo da Virgem Maria, por força do Espírito Santo, o Corpo de Cristo, unindo-se ao corpo a sua alma humana criada do nada, e, consequentemente a Divindade unindo-se ao Corpo e à alma de Deus humanado – Jesus Cristo – passa a receber de Maria sangue do seu sangue, carne da sua carne! Assim, a partir daí, Aquele que é Deus verdadeiro, tornou-se também verdadeiro Homem, num mistério chamado hispostático, e a bem-aventurada Virgem Maria, tornou-se na realidade a Mãe verdadeira de Deus!

Meu irmão, minha irmã veja que se observarmos na história do mundo e na história dos homens encontraremos dois faça-se ou sim. O primeiro, no ato da criação, o próprio Deus pronunciando, faça-se – e todas as coisas aparecerem do nada! E no final a Bíblia afirmar que Deus viu que todas as coisas eram boas!

O segundo faça-se, é o de Maria: uma resposta obediente, belíssimo o segundo! Com o primeiro, Deus tirou do nada o Universo com a sua perfeição e ordem: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento a obra das suas mãos” (Sl 18,1).

Com o segundo – o de Maria – “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo1,14), num mistério de duas naturezas em uma e mesma pessoa!

Quero lembrar-se de que o teu sim ou faça-se, pode transformar vidas, libertar as pessoas dos vícios, das drogas, da prostituição, do alcool, do adultério, da ganância, do roubos; pode curar os doentes e ressuscitar os mortos. Pode introduzir os teus na nova terra e céu.

Assim como nossa Mãe, Maria, nós somos chamados para levar a Boa Nova a todas as pessoas do mundo, para irradiar neles o amor que Jesus nos proporciona junto com nossa Mãe. Neste mistério aprendamos com Ela, o espírito de serviço para com o próximo.

O exemplo dela e reconhecendo a humildade de Maria no Magnificat, prometamos que seremos humildes e caridosos para com o nosso próximo. Ainda mais quando demos nosso faça-se, nosso sim, ao chamado especial de Cristo (João Paulo II).

Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos caridosos e solidários para com o próximo, principalmente com os mais necessitados.

Nesta Solenidade aprendamos com Maria a virtude da humildade, e que Ela nos ajude a sermos simples, humildes e generosos de coração como Ela o foi, para transmitir sempre com alegria a palavra de Deus. Maria nos ensina também a nos colocarmos sempre a serviço do Senhor. Peçamos ao Senhor que nos ajude a reconhecer a tua presença no meio de nós e que saibamos dizer “Sim”, como o fez Maria, à tua vontade.


fonte:
http://www.padrejoaosv.com/homilia_diaria.php?&id=989


0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...