O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.Eu vim para que tenham vida...

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
João 10,1-10

Homilia narrada: (Pe Fábio de Freitas)
fonte: http://www.bibliacatolica.com.br


Homilia:
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova
fonte: http://blog.cancaonova.com


Efetivamente, Jesus é a porta que nos abre a passagem para o encontro com Deus e com os irmãos. Todo o que entra por ela encontrará a Deus Pai que acolhe todos os filhos e a comunidade que vivem unidos no amor e sob o cajado de um único Pastor.

Assim o entenderam os apóstolos e o pôs em prática São Pedro ao abrir o Evangelho aos pagãos, como o evidencia a primeira leitura. Nela aparece o apóstolo Pedro, cabeça da comunidade cristã, dando conta a todos da sua atuação pouco “ordodoxa” no pensar dos puritanos de mente estreita, os quais lhe indagaram: “Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?”.

Com efeito, depois da misteriosa e tripla visão que Pedro teve em Jafa enquanto orava, ao lhe apresentarem três homens que vinham de Cesaréia com um recado para ele, acudiu à casa do centurião romano Cornélio. Ao começar a falar aos que estavam reunidos em casa do centurião, o Espírito Santo desceu sobre eles, como num novo “Pentecostes pagão”, tal como tinha descido anteriormente sobre o grupo apostólico. Então, o grande apóstolo [Pedro] batizou-os em nome de Jesus Cristo, agregando à Igreja toda a família de Cornélio.

Este episódio teve importância decisiva no itinerário da primeira comunidade, pois originou a saída do ghetto judeu e a abertura missionária da comunidade cristã aos povos pagãos. Algo que depois foi ratificado pela carta apostólica do Concílio de Jerusalém, o primeiro na história da Igreja, cerca do ano 49 d. C.. As fronteiras da salvação estavam para lá das fronteiras do judaísmo. “Também os gentios Deus outorgou a conversão que conduz à vida.

Verifica-se assim o desejo de Cristo, o Bom Pastor: “Tenho outras ovelhas que não são deste redil; também a essas tenho que trazer. Ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. Bem-aventurada a comunidade cristã de portas abertas! Feliz dela quando os seus pastores não acorrentam a força do Espírito!

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...