"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus."

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Evangelho (Mateus 5,1-12)

Homilia:


Jesus conhecia o coração humano, sedento de felicidade. Todo homem e mulher quer ser feliz; em consequência, procuram a melhor maneira de conseguir essa graça segundo o que cada um entende por felicidade: riqueza e dinheiro, êxito e posição social, segurança e amor, poder e domínio, sexo e prazer… Cristo, no entanto, nos propõe um caminho seguro de felicidade, embora novo e paradoxal.

A página das bem-aventuranças é a mais revolucionária do Evangelho, porque nela o Senhor estabelece uma inversão total dos critérios mundanos a respeito da felicidade. Ele declara felizes, porque desde agora possuem o Reino de Deus, todos quantos o mundo tem por infelizes: os pobres e famintos, os que choram e sofrem, os misericordiosos que sabem perdoar, os retos e limpos de coração, os que fomentam a paz e excluem a violência, os perseguidos pela sua fidelidade a Deus.

Devido à novidade radical e paradoxal das bem-aventuranças estabelecidas por Jesus, há os que a qualificam de utopia irrealizável e sem a lógica mais elementar; já outros a consideram um mero ideal espiritualista, sublime; mas inalcançável. Contudo, Cristo pronunciou-se consciente do seu significado e alcance; e as propôs naquele tempo e as propõe hoje a todo homem e mulher que queiram seguir o Seu caminho, porque são as atitudes básicas para serem discípulos d’Ele, para assimilar o espírito do Reino e para conseguir a felicidade em plenitude pelo caminho da libertação.

Antes de Cristo ninguém se atrevera a fazer tais afirmações. Tão paradoxais são as bem-aventuranças que só entende quem as vive e pratica, como fez o próprio Jesus. A vida do Ressuscitado constitui-se na melhor chave de interpretação das bem-aventuranças. Ele foi pobre e sofredor, teve fome e sede de justiça, criou paz e reconciliação, foi perseguido e morreu pela salvação do homem. Encarnadas na Pessoa de Cristo, as bem-aventuranças convertem-se para os Seus discípulos em programa realizável e operativo.

As bem-aventuranças de Jesus Cristo não são espiritualismo desencarnado nem passividade alienante, muito menos resignação fatalista. O Senhor não as pronunciou para justificar e perpetuar uma classe social de homens e mulheres diminuídos, contentes com uma esperança futura. A sua felicidade é presente, mas tem inerente um compromisso pessoal e efetivo com a pobreza e o sofrimento humano, em qualquer das sua manifestações, mediante o desprendimento e a paciência, a opção pela sinceridade e a justiça, a construção da paz, a rejeição da violência, a fraternidade, o amor e a solidariedade entre os homens.

Que o Senhor nos conceda fé, amor e coragem suficientes para entender as bem-aventuranças, assimilá-las e vivê-las com Ele.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...