“Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

Evangelho (Lucas 23,35-43)
Domingo, 21 de Novembro de 2010


Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.
43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

Primeira leitura (2º Samuel 5,1-3)
Leitura do Segundo Livro de Samuel:


Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”.
3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.


Segunda leitura (Colossenses 1,12-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:


Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.


Salmo (Salmos 121)

— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!
— Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor./ Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.


Homilia:

Cristo Rei do Universo
por: Pe. Pacheco


Hoje celebramos com toda a Igreja a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Mais do que Rei do Universo – pois Cristo já é o Rei dele, pois foi Ele, com o Pai, que tudo fez em unidade com o Espírito Santo – Cristo Jesus quer ser Rei do universo do coração e da vida de cada um de Seus filhos, ou seja, cada um de nós, pois tal filiação se deu no nosso batismo.

Segundo o Evangelho, pela Morte de Cristo na cruz nos foi garantido o paraíso, no qual a morte não possui mais a última palavra na nossa vida; na cruz, pela Morte e Ressurreição, Cristo garante a realeza e o poder sobre tudo, inclusive sobre a morte.

Em Cristo, somos convidados para reinar com Ele. Reinará com Ele quem se deixar submeter por este reinado de amor, que conduz para a verdadeira liberdade. Quem não se deixar reinar por Cristo, deixar-se-á reinar pelas forças contrárias a Ele: as forças do mal; forças estas que reinavam na vida daqueles que O mataram.

Os malfeitores querem uma prova de que Jesus é Rei, pedindo que se salve, que desça da cruz. Cristo prova (mesmo não querendo mostrar e provar nada para ninguém, pois tudo o que faz é para obedecer ao Pai) que é Rei e Salvador à medida que toma a decisão de não descer da cruz; descer da cruz é fácil: qualquer covarde tem condições de fazê-lo. Agora, assumir a cruz e ir até o fim, aqui está a prova da realeza e do poder de Deus.

Se quisermos reinar com Cristo – para isso existimos e somos chamados – devemos tomar a decisão de assumir a nossa cruz e ir até o fim, a exemplo de Jesus Cristo. Fugir da cruz, descer da cruz, é o ato mais covarde que existe.

Jesus quer reinar na vida de cada um de nós e ser o único Rei; enquanto Ele não ser o nosso único Senhor, o nosso único Rei, nunca seremos felizes e realizados; sempre estaremos frustrados e sem sentido na vida.

Todos nós trazemos dentro de nós um senhor o qual servimos e somos subordinados; então, que seja o Senhor Jesus este que reine e nos realize na vocação a que somos chamados. Não interessa o tempo e a circunstância da nossa vida, a exemplo do “bom ladrão”; o que importa é que venhamos, nem que seja no último instante da nossa vida – se tivermos tempo e oportunidade – a dar o nosso consentimento a Cristo para que Ele possa reinar na nossa vida. Quem não tem Jesus como seu Rei, terá tudo e todos como seus senhores e nisso haverá a decepção e a infelicidade eterna.

Que nesta festa de Cristo Rei, tenhamos a coragem de romper com tudo aquilo que tomou lugar do senhorio de Jesus em nossa vida; que venhamos a eliminar tudo isso que ocupa o lugar de Cristo Rei em nossa vida, para que só Ele – exclusivamente Ele – possa reinar em nós.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

fonte: http://blog.cancaonova.com/homilia/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...