"Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

Evangelho (João 12,44-50)
Quarta-Feira, 18 de Maio de 2011



Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.



Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 12,24-13,5a)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Bar¬nabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Se¬lêucia e daí navegaram para Chi¬pre. 5aQuando chegaram a Sala-mina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.




Salmo (Salmos 66)


— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!


Homilia:




VER JESUS É VER O PAI Jo 12,44-50
por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

Estamos diante de uma verdade inegável. Pela última vez Jesus visita a Jerusalém e fala publicamente, por ocasião da festa da Páscoa dos judeus. Clamado rei pelo povo quando entra na cidade, alto e em bom som começa o seu discurso de identificação com o Pai do Céu. Exortando-o a que permaneça unido à ele escutando, acolhendo a sua palavra assim como ele e o Pai são um. Eu e o Pai somos um.
A partir desta expressão concluímos que entre Jesus e o Pai que O enviou há tal comunhão de vida, palavra e juízos, ouvir e ser julgado por um é ver, ouvir e ser julgado pelo outro.
Retomando o que João disse no prólogo, acolhe-lo é acolher a luz que vem de Deus. Pois Ele é a luz do mundo, e quem crer nele não permanece nas trevas, mas terá a luz da vida; É ter vida que vem do próprio Deus. Crer em Jesus é crer em Deus Pai; Ele só fala o que o Pai lhe mandou e ordenou que dissesse ou fizesse: Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar .
Quero chamar a tua atenção meu irmão minha irmã. Nas palavras de Jesus: As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia, nos hão de julgar. O julgamento não será feito por Jesus, mas sim pela própria acolhida ou rejeição de suas palavras.
Aproximemo-nos acolhamos e sejamos dóceis a elas saiba que a participação ou não na vida eterna é opção minha e sua. Deus conta com a minha e sua adesão na fé e com o nosso dom de amor a serviço da vida, a qual, assumida em Deus, é eterna. Quanto mais entramos em comunhão de vida, palavra e critérios com Jesus e o seu Reino, mais compreenderemos a a expressão: Ver Jesus é ver o Pai e preparados estaremos para a nossa união indivisível com Cristo no Pai e no Espírito Santo.

fonte:
http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/04/16/ver-jesus-e-ver-o-pai-jo-1244-50/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...