Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
(João 16,29-33)
Homilia:
Se queremos definir o Espírito com uma expressão atual e bíblica, vital e única, teremos que dizer : é o dom do Cristo ressuscitado à Igreja, que é o seu corpo; é o Espírito do próprio Jesus em nós; é o “nós”trinitário e a consciência eclesial; é o amor que Deus nos tem, difundido nos nossos corações; é a nossa nova dimensão pessoal e comunitária de discípulos de Jesus, cristãos, filhos de Deus e irmãos dos homens.
Nos nossos dias assistimos com alegria ao redescobrimento do Espírito na Igreja, que põe em relevo o protagonismo decisivo do Espírito na renovação interna do povo de Deus e na sua missão evangelizadora do mundo. Os carismas e a chama do Pentecostes não se apagaram e são perceptíveis nos constantes movimentos que de um ou outro modo vivificam a Igreja, tais como: comunidades neocatecumenais e carismáticas, cursilhos, movimento de casais, grupos de oração, ecumenismo e libertação; elem dos institutos de vida consagrada, tanto religiosos como seculares.
Estes institutos, ordens e congregações religiosas, tanto masculinas como femininas, assim como os institutos seculares e sociedades de vida apostólicas, exercem um carisma próprio para funções concretas na missão universal da Igreja. Tais como: contemplação e oração; evangelização do povo fiel e das nações não cristãs; ensino e educação de crianças, adolescentes e jovens; atenção aos doentes, idosos, pobres a marginalizados; trabalho nos meios de comunicação social ao serviço da fé e da missão; testemunho e consagração a Deus da vida e ocupação quotidiana no mundo.
A força e a ação do Espírito manifesta-se não só nestes carismas que têm já forma institucional na Igreja, mas também na vida de todo o crente, homem ou mulher, que reforça a sua vocação cristã com um coração animado.
Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.
Por: Sesimar Alves / Sobral
Há 5 anos
0 comentários:
Postar um comentário
Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.