"Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Evangelho (João 20,24-29)


Homilia:


Hoje, com toda a Igreja, estamos celebrando a festa do Apóstolo São Tomé. Tomé é conhecido como o apóstolo da incredulidade, que no encontro com o Ressuscitado proclama a fé pascal da Igreja: “Meu Senhor, e meu Deus”. Quando diz para Jesus que não sabe para onde Ele vai, o Senhor lhe responde: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

No dia da ressurreição, Cristo aparece aos apóstolos. Tomé não se encontra com eles e, por isso, não vê o Senhor. Os outros partilham a novidade da ressurreição do Senhor a ele, mas este não acredita; além de não acreditar, diz que passará a acreditar somente depois que puser a mão nas feridas do Ressuscitado (chagas).

Uma semana depois, estando eles reunidos, e Tomé – agora – estando junto na comunidade dos discípulos, Jesus ressuscitado se coloca no meio deles e deseja-lhes a paz. Tomé fica estupefato: um misto de alegria, medo, dúvida… a fé começa a se acender. Cristo convida Tomé a colocar a mão nas feridas e ali acontece uma das profissões de fé mais lindas narradas da Sagrada Escritura; Tomé professa com o coração, com a alma: “Meu Senhor, e meu Deus”.

Antes de discutirmos a respeito da falta de fé de Tomé, precisamos ir à raiz da problemática relacionada a ele; o problema desse apóstolo não foi a fé, mas a postura. Por causa da falta de postura, a falta de fé foi consequência. Explico. No dia do nosso batismo, quando deixamos de ser simplesmente criaturas e passamos a nos tornar filhos de Deus, o Espírito Santo colocou no interior do nosso coração uma sementinha chamada fé. Esta semente, dom, nada mais é que uma virtude teologal, ou seja, independe de nós para que ela esteja ali. É pura graça divina. Esta fé vai crescendo e se desenvolvendo à medida que nós vivermos com a maior intensidade possível o nosso batismo. Para que possamos viver com mais intensidade possível o nosso batismo, – e esta fé se tornar maior cada vez maior –, é fundamental que estejamos inseridos no interior da comunidade, sob o direcionamento dos apóstolos e, consequentemente, do magistério da Igreja. É no interior da Igreja que conseguimos fazer uma experiência com o Ressuscitado; fora da Igreja não é possível fazer uma experiência com Cristo; fora da Igreja não há salvação.

Por isso a pergunta é esta: onde estava Tomé no dia da ressurreição? Porque não estava com a comunidade Igreja, principalmente sob a companhia de Pedro, não pôde fazer a experiência do Ressuscitado. Agora, uma semana depois, porque estava na comunidade, daí sim, pôde tocar no Cristo vivo e ressuscitado.

Somos convidados a fazer uma pergunta, bem antes de analisarmos nossa falta de fé e nossas dificuldades de vida: onde nos encontramos? Estamos dentro da comunidade chamada Igreja, sob as diretrizes do Papa, sucessor de Pedro? Estamos na Igreja e com a Igreja, independente das dificuldades de seus membros, membros estes dos quais você faz parte? Ou estamos fora, detonando com esta Igreja da qual fazemos parte pelo batismo?

Se estamos dentro, vivendo o batismo com coerência, na luta, independente das dificuldades e incoerências aí existentes, então sim, conseguiremos fazer uma experiência com o Ressuscitado. Mas por sua vez, se ainda estamos fora, vivendo de forma independente, não comunitária, uma coisa é certa: não conseguiremos fazer esta experiência viva com o Ressuscitado, o Único que pode transformar nossa vida e trazer a felicidade.

Pergunta que não quer calar: Onde estava Tomé? Onde você está, meu irmão, minha irmã. Não questione sobre sua fé, pois ela está aí, no mais íntimo do seu coração. Perguntemo-nos sobre nossa estada, ou seja, onde estamos. Dentro ou fora da Igreja?

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Grato por sua participação. Assim que possível responderei no Blog! A Paz.

Postagens mais visualizadas


Divulgue o Blog Semear

Gerenciando Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...